WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

04/11/2015 - Arquivo Público de Uberaba comemora 30 anos

Na próxima quarta-feira (4), a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba comemora o aniversário de 30 anos da instituição. O evento tem início às 17h, na sede do Arquivo Público, na Praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Bairro Boa Vista, com apresentação musical. Em seguida, a superintendente da instituição, Marta Zedinick, abordará a importância da preservação histórica da memória do município de Uberaba.


O evento ainda contará com a presença do prefeito Paulo Piau, secretários da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), bem como representantes de diversas entidades. Padre Saulo concederá uma bênção à instituição. Também participarão o dono do extinto jornal Lavoura e Comércio, João Eurípedes Sabino, que doará um quadro do antigo prédio do lavoura jornal. Eleito entre os primeiros conselheiros na data de criação do órgão, em 1985, Padre Prata falará sobre a fundação do Arquivo.


De acordo com a diretora do Departamento de Gestão de Documentos e Arquivo Histórico da Superintendência, Pollyanna Esteves da Silva, o evento é uma homenagem ao Arquivo Público enquanto instituição valorosa para a cidade. “Teremos a doação de um quadro que mostra o antigo prédio do Jornal Lavoura e Comércio, para ilustrar a importância de relembrar a história rica de Uberaba”, aponta Pollyanna.


Além do prefeito e de representantes da PMU, estarão presentes na comemoração, representantes da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Fórum Permanente dos Articulistas, diversas instituições de ensino, convidados e imprensa.


Criado em 4 de novembro de 1985 pela Lei Municipal nº 3.656, o Arquivo Público de Uberaba foi inaugurado oficialmente em 22 de fevereiro de 1986 como uma autarquia da então chamada Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


Em 2005, a instituição tornou-se um departamento da Fundação Cultural de Uberaba (FCU). Por fim, em 2012, o Arquivo foi anexado à Secretaria Municipal de Administração (SAD) e transformado, primeiro, em Superintendência de Arquivos. Neste ano, no dia 1º de junho, passou a fazer parte da Secretaria de Governo. A instituição recolhe, preserva e divulga o patrimônio documental uberabense, além de promover e defender o direito de acesso à informação.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar