WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/10/2015 - Tema de redação do Enem foi apresentado em mostra teatral que premiou alunos da rede municipal

Alunos da Rede Municipal conquistaram neste último fim de semana, premiações da mostra teatral do Mínima Cena 2015, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em comemoração aos 180 anos de teatro em Uberaba. A equipe do grupo Sonhart, formada por dez meninas do oitavo ano, da Escola Arthur de Mello Teixeira, ganharam duas premiações especiais na categoria “Melhor Atriz”, com a apresentação da peça “Marias”, que envolve várias histórias de violência doméstica. O tema, tratado na redação do Enem no último fim de semana, foi escolhido pelas adolescentes por desenvolverem uma abordagem vivida por elas na vida real.


“O nosso grupo entrou naquele palco como se apresentássemos todos os dias nele. Elas foram como profissionais, tendo uma interação maravilhosa com a plateia. Mesmo com todos os desafios e conflitos particulares enfrentados por elas, receber este prêmio é um sentimento de dever cumprido”, pontua a Professora Ana Elisa.


Já os nove alunos da Escola Municipal Professor José Macciotti, ganharam a premiação na categoria júri popular. A peça intitulada “A casa das bonecas”, focado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi uma adaptação do professor Tony Estevan, responsável pela obra.


Segundo a coordenadora da Escola Municipal Professor José Macciotti, Leoana Virginia Siva Cruz de Oliveira, o empenho e dedicação de todos que participaram deste projeto, fez com que os alunos brilhassem como nunca. “Foi emocionante ver os nossos alunos, subindo ao palco tanto para se apresentarem, quanto para receberem o troféu. Com certeza valeu o esforço dos ensaios, que por algumas vezes se tornaram cansativos, do convencimento que fizemos aos pais de que o teatro promove o autoconhecimento e desenvolve a autoconfiança, além de aproximar as pessoas possibilitando uma melhor percepção do mundo”.


Cada cena foi apresentada entre cinco e dez minutos com o objetivo estimular a criatividade, a produção teatral nas áreas de artes cênicas, fomentando a formação de público para suas produções. Com este projeto, a instituição tem revelado novos talentos, com foco na indústria local de atores, dramaturgos, produtores, diretores e também está contribuindo para a consolidação da produção teatral na região. Ao todo foram 18 cenas inscritas com grupos artísticos profissionais, amadores e escolares das cidades de Uberaba, Uberlândia e Araguari. Todas as cenas foram julgadas por júri técnico, dentro da competição, que priorizou a interpretação, criatividade, expressão corporal, vocal e figurino.


Segundo a secretária de Educação Silvana Eias, a participação destes jovens em atividades culturais os transforma, porque entendem que são protagonistas da própria história. Além disso, desenvolve neles o espírito empreendedor e vanguardista, levando-os ao sucesso, num futuro breve.

Jorn. Katiuscia Antunes
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar