WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/10/2015 - SEMED promove IV Fórum de Educação, Ética e Cultura nesta terça (27)

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)/ Diretoria de Apoio à Educação Básica e Departamento de Formação Profissional (Casa do Educador), realiza o IV Fórum de Educação, Ética e Cultura, nesta terça-feira (27), a partir das 13h30, no anfiteatro da PMU, em que será abordado o tema “Afro-consciência na educação de Uberaba”.


De acordo com Sonaly Pereira, chefe do departamento de Formação Profissional da SEMED, o Fórum tem como objetivo promover o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento da população afrodescendente, além da promoção da igualdade racial, a educação para as relações étnico-raciais e a busca pela equidade étnica na educação.


Por isso, o debate é importante para que a escola e seus profissionais possam cumprir o papel institucional em promover a fundamentação teórica e didático-pedagógica em relação ao tema. As Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 propõem a inclusão do ensino de história da áfrica e da cultura afro-brasileira, africana e dos indígenas nos currículos oficiais.


A convidada professora Mestre em Educação Rosa Margarida de Carvalho Rocha proferirá palestra aos participantes. Ela possui pós-graduação em estudos africanos e afro-brasileiros pela PUC-MG, especialização em Didática, Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica e graduação em Pedagogia. Assessora a prefeitura de Sabará para implantação da Lei 10.639/03 e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná para a elaboração do 5º Caderno Temático de Educação das Relações Étnico-raciais. Tem experiência na área de educação, com ênfase em relações étnico-raciais, atuando principalmente no seguinte tema: construção positiva da identidade da criança negra, história da áfrica e dos africanos no cotidiano escolar. 


A professora Rosa Margarida proferirá palestra com o tema: “Afro-consciência na educação de Uberaba: repensando referências didático-pedagógicas”, que tratará da questão racial no cotidiano escolar, inclusão racial na escola, discriminação racial na escola. 
Jorn. Monica Cussi

Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar