WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/10/2015 - Alunos da Rede Municipal participam da mostra teatral do Mínima Cena 2015

Alunos da Rede Municipal participarão da mostra teatral do Mínima Cena 2015, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em comemoração aos 180 anos de teatro na cidade. A mostra, que neste ano completa sua terceira edição, tem como objetivo estimular a criatividade, a produção teatral nas áreas de artes cênicas e fomentar a formação de público para suas produções. Com esta ação, a instituição tem revelado novos talentos, com foco na indústria local de atores, dramaturgos, produtores, diretores, dentre outros e, ainda, contribuindo para a consolidação da produção teatral na região.


Ao todo são 18 cenas inscritas com grupos artísticos profissionais, amadores e escolares das cidades de Uberaba, Uberlândia e Araguari. Cada artista ou grupo tem entre 5 e 10 minutos para apresentar sua cena, que pode ser dramática, comédia, dança, teatro, tragédia, entre outras. Não há divisão de gênero das cenas e todas são julgadas por júri técnico dentro da competição, que prioriza a interpretação, criatividade, expressão corporal, vocal e figurino.


Um dos grupos de Uberaba que irá atuar no evento é da equipe Sonhart, ministrado pela professora Ana Elisa. A equipe é composta por dez meninas do oitavo ano, que trabalham com o Projeto Jornada Ampliada da grade extracurricular, na Escola Arthur de Mello Teixeira. A companhia apresentará a quinta cena, amanhã (24), com o tema “Marias” que envolve várias histórias de violência doméstica, vividas pelas próprias alunas, com cenas de 10 minutos. “Mesmo que este tema seja marcante, nós nos preocupamos em deixá-lo mais suave, de uma forma mais corporal, performático, envolvido com poemas. Para saber mais sobre este tema, foi desenvolvido uma pesquisa de estudo para levar esta arte ao palco. O teatro é um incentivo para a formação humana e valorização de cada uma, respeitando os seus limites e trabalhando o que cada jovem tem de melhor. Esta socialização influência na alta estima e trabalha com o criativo que é o ponto principal”.


Outra participação que fará abertura do último dia do evento (25), é a Escola Municipal Professor José Macciotti, ministrado pelo Professor Tony Estevan, com a peça intitulada “A casa das bonecas”, com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esta peça é uma adaptação do próprio professor, com duração de 10 minutos. “O teatro ultimamente é uma das formas mais inclusivas, onde você descobre alunos com maravilhosas qualidades. Além das qualidades o teatro consegue melhorar a fala, a linguagem e a dicção dos alunos. E sem o apoio da Prefeitura de Uberaba, através do CEMEA Abadia (Centro Municipal de Educação Avançada), o nosso grupo não teria realizado estas descobertas” finaliza.


No evento haverá ainda o espetáculo “Que Azar” do Núcleo Teatral SESI e também premiações com troféus, para as três melhores cenas de melhor ator, atriz, direção, figurino e o prêmio do júri popular, com votação aberta ao público. O primeiro lugar de melhor cena, ainda leva o incentivo de montagem com auxílio técnico do Teatro SESI Uberaba, uma diária para apresentação em 2016, seis meses de utilização de sala de ensaio para produção artística e percentual do valor arrecadado na bilheteria do evento.  


O evento será neste Sábado e Domingo às 19h, no Teatro SESI Uberaba, situado na Praça Frei Eugênio, 231, com classificação livre.


Jorn. Katiuscia Antunes
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar