WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/10/2015 - Secretaria de Educação Revitaliza Bibliotecas Municipais em Uberaba

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) preparou uma equipe para revitalização das Bibliotecas Escolares, em cumprimento à Lei Federal nº 12 244/10, que obriga a criação de bibliotecas em todas as instituições de ensino públicas e privadas, com “um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares”.


A equipe iniciou o trabalho de universalização nas unidades municipais de Uberaba. Segundo a coordenadora do projeto Tânia Ulhoa, os dados já estão sendo tabulados, acompanhados com a organização do local, para depois realizarem a formação dos auxiliares de biblioteca, para dinamizar o atendimento à comunidade escolar.


As escolas têm dez anos para finalizarem a readequação já que, conforme diz a Lei, é responsabilidade do município articular o espaço físico e trabalhar as ações de leitura. “Foi realizado um plano de gestão para inserir o projeto da biblioteca. Este espaço é importante para que seja repleto de cultura de ensino, formação de leitores e uma célula de ensino na comunidade”, destacou Tânia.


A equipe visitou 31 escolas municipais que tem ensino fundamental, que foram orientadas em fazer o descarte, eliminando objetos que não pertencem à biblioteca. O foco é melhorar a circulação, a dinamização das ações e fazer com que o ambiente seja referência para o estudo e pesquisa do aluno.


Todo o projeto conta com três eixos que são divididos em espaço físico, ações de leitura e a formação de auxiliares de biblioteca. Cada escola estabelece a sua dinâmica de aquisição do acervo ou renovação. “A secretaria não colocou nesta gestão a aquisição de novos acervos, pois é prioridade mudar o espaço físico, mas nós fazemos um trabalho com sugestões de títulos, para facilitar as escolhas”, pontua.


A Diretora Regimar Luisa Sousa Neves da Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, comenta que a finalização da revitalização da biblioteca foi bastante positiva, pois os livros foram separados por segmentos e o acervo está sendo repaginado de acordo com o gosto de leitura dos alunos. “Esta nova estrutura está desenvolvendo o gosto e o prazer pela leitura de todos os alunos e a comunidade da escola”.
 
Jorn. Katiúscia Antunes

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar