WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

22/10/2015 - Residencial 2000 recebe primeira etapa do Projeto de Arborização Urbana

Apresentação do programa é aberta para toda a comunidade

No próximo dia 27 (terça-feira), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) vai apresentar o Projeto de Arborização Urbana no bairro Residencial 2000. A proposta do projeto é de sensibilizar os moradores para a importância e os benefícios de um bairro bem arborizado.

A apresentação do projeto será feita a partir das 19h, na Escola Municipal Esther Limírio Brigagão, no Residencial 2000. Na ocasião, os moradores poderão se cadastrar para plantar uma árvore na calçada de sua casa, e receberão todas as informações sobre os cuidados a serem praticados para garantir que a planta cresça de forma saudável e evitar transtornos para os cidadãos.

O gerente do Projeto de Arborização Urbana, Thiago Pires, afirma que o bairro foi escolhido por se tratar de um dos locais menos arborizados de Uberaba. “Este projeto prevê principalmente o planejamento do plantio para que a árvore correta seja plantada no local correto, com o manejo correto. A intenção é evitar que, no futuro, árvores tenham, que ser cortadas por destruírem o passeio, ou quebrarem muros e atrapalharem a rede elétrica”, esclarece Thiago.

Thiago afirma que, desde o início do ano, já foram plantadas cerca de 1.215 mudas de árvores em diversos pontos da cidade, como no Cemei Morumbi, no Jardim Maracanã, no Cemei Maria Eduarda Farnesi e Escola Municipal Anísio Teixeira. “A Semam trabalha com a meta de realizar o plantio de, pelo menos, 10 mil mudas até o final do ano”, planeja o gerente.

A apresentação do Projeto de Arborização Urbana no Residencial 2000 integra a primeira etapa da iniciativa. O próximo passo será implantar o projeto nos bairros Elza Amuí I, II e III, onde a mesma metodologia de trabalho será seguida.

Os plantios de árvores serão realizados pelo Horto Municipal. No ato do cadastro, o morador recebe um imã de geladeira com informações sobre o tratamento da árvore. O projeto é desenvolvido sempre em uma unidade escolar, como forma de envolver os jovens na iniciativa de arborizar a cidade.

O Projeto de Arborização Urbana faz parte do Programa Cidade Verde, que promove a conservação e valorização do meio ambiente e a integração dos espaços urbanos com elementos naturais. “Mais árvores representam uma melhoria para a qualidade do ar, mais locais com sombra e maior presença de aves”, finaliza Thiago.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar