WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/10/2015 - Alunos da rede municipal concluem vídeos para 1º Festival Cine Arte Literatura

Alunos da Escola Municipal Madre Maria Georgiana terminam, nesta semana, as filmagens dos vídeos que concorrerão no 1º Festival Cine Arte Literatura, promovido pela instituição. Ao todo, são 13 filmes de 10 minutos cada, realizados em parceria com a Universidade de Uberaba, que cedeu estúdio, equipamentos e recursos humanos para os alunos colocarem em prática os roteiros criados. As histórias são uma releitura de obras infanto-juvenis do escritor uberabense Tiago de Melo Andrade.


A atividade está inserida no projeto de políticas pedagógicas criado pela diretora Aure Neire de Melo, que neste ano carrega o tema “Uberaba: nossa terra, nossa gente”. O objetivo é fazer os alunos também vivenciarem as obras literárias lidas por eles. O processo teve início em abril, quando, por meio de uma parceria com a Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, os estudantes escolheram as obras do autor. Depois, realizaram leituras individual e coletiva, para criar suas histórias.


Em seguida, os alunos do 6º ao 9º ano se reuniram com o escritor Tiago de Melo Andrade, na Casa de Cultura, para debaterem as obras lidas. O autor venceu o Prêmio Jabuti de Literatura, a maior premiação literária do Brasil, em 2011, na categoria autor revelação de melhor livro infantil ou juvenil pelo livro “A Caixa Preta”, da Editora Melhoramentos. Em 2014, foi finalista do prêmio, pelo livro “A História do Vai e Volta”, na categoria juvenil.


“O projeto envolveu todos os professores e tem sido uma atividade prazerosa para todos. Transformou um sentido de trabalho coletivo completamente diferente do que vinha acontecendo. Alunos e professores comentam que o festival foi um divisor de águas”, comemora a diretora Aure Neire.


O 1º Festival Cine Arte Literatura será apresentado no dia 10 de novembro, no Cine Teatro Vera Cruz. Antes disso, os finalistas serão eleitos nos dias 28 e 29 de outubro no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, da Uniube, por uma equipe de jurados já confirmada.


Ainda dentro do projeto de políticas pedagógicas, acontece a atividade “Para tudo na minha escola todo mundo lê”, momento mensal em que toda a escola reúne cantineiras, secretárias, inspetoras e direção, para dedicar 50 minutos à leitura. O Grêmio Estudantil também realiza ação no período vespertino para contação de histórias junto aos alunos de 5 a 10 anos.

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar