WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/10/2015 - Última semana - Prioridade de vagas em 2016 será para crianças cadastradas

O prazo para o cadastramento de crianças de 0 a 5 anos que estão fora da escola foi prorrogado até o dia 23 de outubro, porém, a chefe da seção de Educação Infantil, Renata Inácio de Freitas avisa: “as vagas serão prioritárias para aquelas crianças que constam no nosso sistema”. Ela ainda comenta que os responsáveis precisam procurar uma unidade de educação infantil, mesmo que o nome esteja na lista de espera.

Renata explica que o cadastramento está sendo feito em um novo sistema, que contabilizará os reais números de crianças fora da escola. Somente assim a Secretaria de Educação poderá avaliar e planejar mudanças e novas salas para os alunos que necessitam de vagas.

O cadastro está sendo feito em todas as unidades municipais de Educação Infantil, junto aos auxiliares de secretaria das unidades escolares. Deverão ser levados os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, documento pessoal da mãe ou responsável e comprovante de residência atualizado. “Reforçamos que o responsável pode fazer o cadastro em qualquer unidade de educação infantil (Cemei ou Escola Municipal), sendo que já vai constar o endereço e a necessidade do aluno. Faremos o planejamento que fique mais viável para todos”, diz. Além disso, ela ressalta que este cadastro não permite duplicidade e não garante a vaga da criança na escola.

Atualmente, a rede municipal atende cerca de 6.900 crianças e a estimativa é que a demanda reprimida de alunos chegue a quase 3 mil. “O que não sabemos é se esse dado é real, pois pode ter acontecido do responsável deixar o nome do filho em várias listas de espera. Se ele fez isso em três unidades, teremos o número triplo. Este novo programa não permite mais que se façam dois cadastros com os mesmos dados”, afirma.

A rede municipal de ensino oferece escolarização para crianças de 0 a 3 anos na creche. De 4 a 5 anos é considerado que a criança está na pré-escola e nesse período passarão a ser cobrados que os alunos respondam presença e cumpram com 60% da carga horária, bem como as aulas terão um currículo a ser seguido.  

A partir do próximo ano, é obrigatório que todas as crianças de 4 e 5 anos estejam matriculadas em uma instituição de ensino. Renata destaca que universalizar a demanda dessa idade é a primeira meta do Plano Decenal da Educação Infantil.

 

Jorn. Monica Cussi

Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar