WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/10/2015 - Ginástica Acrobática da PMU vence em Porto Rico e traz ouro para Uberaba

Equipe de Ginástica Acrobática da Prefeitura Municipal de Uberaba ocupou o lugar mais alto no pódio da competição de dupla mista do I Campeonato Pan-Americano e Copa Pan de Clubes de Ginástica Acrobática. O evento aconteceu na cidade de Caguas (Porto Rico), entre os dias 06 a 12 de outubro. Os atletas Guilherme Resende (E.E. Humberto Marechal Castelo Branco), 17 anos, e Júlia Oliveira (E.M. Uberaba), 13 anos, competiram no Grupo 2 da, categoria Dupla Mista 12-18, e foram acompanhados pelo técnico Raphael Mendes de Andrade Felipe. Na apresentação, uma adaptação à peça Shakespeariana, “Romeu e Julieta”.

“Ouvir o Hino Nacional do Brasil e ver seus atletas no alto do pódio é demais. Graças a Deus tudo aconteceu de forma brilhante. Agora, temos que trabalhar muito para melhorar e colher bons frutos sempre”, declarou o técnico por meio das redes sociais.

O atleta Guilherme treina desde os nove anos de idade, quando passou a acompanhar a mãe nas aulas de hidroginástica oferecidas pela prefeitura. Ele praticava natação, mas sempre se interessou pela ginástica e logo começou a treinar no projeto Jornada Ampliada na Escola, oferecido pelo Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti). Atualmente, Guilherme acorda às 6h para cursar o Ensino Médio; trabalha à tarde como Menor Aprendiz do Departamento do Bem Estar do Menor (Probem), oferecido pela Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam" (FETI); e treina diariamente à noite. Sua jornada se encerra às 23h.

Júlia também começou a treinar pelo Jornada Ampliada, ainda mais nova, aos seis anos. Passou pelo balé dança infantil ginástica artística, mas se encantou pela acrobática, na qual mostrou destaque. Hoje, a atleta treina diariamente com Guilherme, no Cemea Boa Vista com jornada de treinos até às 22h. 


As famílias dos dois competidores acompanharam o Pan-Americano pelas transmissões online e esperam conseguir mais patrocínio para os filhos continuarem disputando.

“Foi uma emoção muito grande. Eu sempre incentivei o Guilherme a praticar esporte e a ginástica, para mim, era uma modalidade diferente. Depois que eu vi como era, gostei muito. Isso faz com que a criança fique mais focada nos estudos, mais calma. Sempre fizemos de tudo pelo Guilherme”, comemorou a mãe do atleta, Joana Dar’c Resende de Sene.

A família de Júlia também acompanhou todo o campeonato. “Como é uma competição internacional de alto nível a gente ficou muito apreensivo. Mas quando vimos o desenvolvimento deles fomos nos animando. Foi uma batalha muito grande, mas o Raphael também é muito dedicado aos alunos”, afirmou a mãe da atleta, Cleide Oliveira.

A secretária municipal de Educação, Silvana Elias, junto à diretora de Assuntos Esportivos, Fernanda Roqueti, muito entusiasmadas com o resultado, articularam patrocínio para que os atletas e o técnico pudessem ir para Porto Rico. Com o apoio da Nutriplus, eles puderam participar dos jogos. Agora, o desafio de ampliar os apoiadores continua, visando atender a todas as necessidades dos atletas.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar