WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/10/2015 - Além de reformas e construção de unidades, prefeitura entrega novo mobiliário às escolas

Além da reforma, readequação e construção de várias unidades escolares, a Prefeitura de Uberaba acaba de receber novas carteiras para os alunos da rede. O investimento beneficiará 25 Escolas de Ensino Fundamental e 15 Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis, com carteiras adaptadas para cadeiras de roda e outras que atendem melhor ao aluno de acordo com a altura, além de que também terão novas mesas para os professores.

Foram adquiridas 124 mesas adaptadas para cadeiras de rodas, 365 conjuntos de professor, com mesa e cadeira, 1.325 conjuntos para alunos com alturas entre 1.19 e 1.42, outras 3.002 carteiras para alunos com altura entre 1.59 e 1.88 e 2.144 conjuntos para alunos entre 1.33 e 1.59 de altura.

As carteiras foram adquiridas com recurso do Plano de Ações Articuladas (PAR) conquistados junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Governo Federal correspondendo a uma soma de quase R$ 1 milhão. A secretaria agora está trabalhando para terminar a entrega dos novos mobiliários às escolas contempladas.

As mesas e carteiras atenderão escolas que, desde sua inauguração nunca haviam recebido carteiras novas, como no caso da E. M. Adolfo Bezerra de Menezes. A diretora Edna Maria Chimango, da E. M. Professor Anísio Teixeira, está muito feliz com as 469 carteiras, que atenderão 22 turmas, para alunos de 4 anos ao 9º ano. “Receber as carteiras na escola foi uma grande conquista. Há 21 anos, a idade da escola, nunca tivemos uma carteira reposta. Elas estavam quebradas, sem condição de uso, o que compromete de fato a aprendizagem. O significado de estar na escola, de se sentir respeitado nos seus valores, não é apenas e tão somente o ato de escrever, é se sentir parte do contexto”, desabafa.

O governo investiu em novos equipamentos no ano passado, atendendo a uma parcela das escolas e investe novamente este ano, com o intuito de promover nas unidades educacionais, um ambiente confortável e agradável, que estimule aos alunos se sentirem bem na escola e, consequentemente, terem acesso a um espaço educativo mais adequado.

As carteiras antigas em boas condições serão remanejadas para as instituições conveniadas. As escolas também manterão uma reserva desses mobiliários nas suas sedes, para eventuais necessidades.

A secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, sabe que as demandas das unidades educacionais são muitas e tem trabalhado junto ao MEC/FNDE para articular melhorias e desenvolvimento para a educação em Uberaba. “Buscamos recursos e eles estão ai, em forma de mais conforto para o aprendizado de nossos alunos. Educação de qualidade se faz, principalmente, com profissionais valorizados, infraestrutura física adequada, por isso, implantamos o Plano de Carreira do Magistério, reformamos várias unidades e agora estamos substituindo mobiliários inadequados”, finaliza.

Jorn. Natália Melo

Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar