WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/10/2015 - Semed recebe novos livros didáticos para suprir demanda

A Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a confirmação da liberação de 3.904 livros didáticos, para atender alunos da rede municipal. Estes exemplares servirão para suprir, principalmente, a demanda de duas novas escolas: E.M. Terezinha Hueb de Menezes, no Copacabana e a E.M. Ricardo Misson, no bairro Estados Unidos. O envio desse material ocorre de maneira automática por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), de acordo com o Censo Educacional realizado todos os anos.


Estas unidades estão funcionando desde a inauguração e utilizando reserva dos livros que as demais escolas mantinham, pois em 2014 foi organizado na E.M. Anísio Teixeira, uma Central do Livro Didático, onde se reuniram todos os livros não utilizados para melhor distribuir entre as unidades escolares.


Segundo a assessora do Departamento Pedagógico, Cinara Freitas, no ano passado a Secretaria Municipal de Educação, já havia requisitado alguns exemplares da reserva técnica, pois o FNDE não enviou a reposição suficiente para os alunos. "A escolha do livro é feita a cada três anos. Esse ano foram escolhidos  livros para o 1º ao 5º ano pelas escolas, inclusive, as rurais onde já estão chegando os livros. O ano que vem serão feitas escolhas de livros para os alunos de 6º ao 9º ano para uso em 2017, 2018 e 2019", explica.


Desde 2011, o Ministério da Educação institucionalizou o PNLD Campo, ou seja, as escolas rurais recebem livros didáticos diferentes aos que são entregues às demais escolas da zona urbana. "Essas escolas têm necessidades pedagógicas específicas. Foram lançadas coleções para atender essa demanda e que estejam mais de acordo com o perfil e a realidade daqueles alunos que estudam no campo", explica Cinara.

Camila Paiva
Estagiária de Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar