WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/09/2015 - Escola Municipal no Volta Grande prepara o 1º Festival Cine Arte Literatura

Aliando literatura, arte e cultura, os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Madre Maria Georgina desenvolvem o projeto ‘Uberaba: nossa terra, nossa gente’, com três subprojetos. O primeiro chamado: ‘Para tudo na minha escola todo mundo lê’, momento mensal em que toda a escola para o que estiver fazendo, inclusive: cantineiras, secretarias, inspetoras, direção, para dedicar 50 minutos a leitura.


O segundo é uma ação do Grêmio Estudantil, os alunos voltam à escola no período vespertino, caracterizam-se e fazem contação de histórias para os alunos de 5 a 10 anos. E o terceiro é o 1º Festival Cine Arte Literatura que visa à valorização dos escritores da cidade, subprojeto este que levou a equipe dirigente a pensar na criação de releituras das obras, não apenas trabalhar os livros com os alunos, mas também vivenciar por meio de curtas.


Segundo a diretora da Escola, Aure Neire de Melo foram trabalhadas a leitura, a interpretação, a escrita, a biografia do autor, até chegar à criação de roteiros a partir da releitura de treze obras do escritor Tiago de Melo Andrade disponibilizado pela Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. “Já foram confeccionados os figurinos, os alunos ensaiam constantemente, agora o próximo passo são as gravações que iniciam nesta sexta-feira (25) em parceria com a Uniube”, conta.


Para a realização do projeto a escola vai contar ainda com a parceria da Cris Rabelo Studio que fará as edições dessas gravações, a Fundação Cultural que cedeu o Cine Teatro Vera Cruz e outros parceiros ainda em negociação. Ao total serão 13 grupos participantes do Festival. Haverá duas sessões no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, nos dias 28 e 29 de outubro para classificar os três finalistas que serão exibidos no Vera Cruz no dia 10 de novembro.


 “O festival aflorou nos alunos e professores a importância do trabalho em equipe, eles estão ajudando uns aos outros, a mobilização é geral e os alunos estão amando, porque eles estão vivendo a  literatura, isso é diferente, estimula o prazer e o hábito de leitura”, pontua Aure Neire.

Camila Paiva
Estagiária em comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar