WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

24/09/2015 - SEMAM encaminha denúncia de árvores envenenadas para o Ministério Público

Mediante o envenenamento de árvores localizadas na Avenida Santos Dumont, a Secretaria de Meio Ambiente encaminhou denúncia ao Ministério Público Estadual e Federal, visando a apuração da responsabilidade. Segundo o chefe da Seção de Arborização Urbana, Thiago Pires, as árvores da espécie Licania tomentosa, conhecida como Oiti, foram envenenados com herbicida por pessoa desconhecida, o que levou à morte das árvores.


“Durante alguns meses as árvores foram monitoradas com o objetivo de verificar a capacidade de resiliência das mesmas com o envenenamento. No entanto, não houve recuperação.  Com a morte das árvores, a Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos, no intuito de cumprir o calendário biológico das espécies, retirou estas árvores na data correta para substituição, que acontecerá no período chuvoso, conforme as ações de estilo técnico requerem”, informa.


A secretaria esclarece ainda, que com a morte das espécies, elas passaram a oferecer risco aos pedestres e carros que por ali passavam e por isso a necessidade de serem retiradas.


Plantio - A atividade está inserida no projeto de Arborização Urbana, que garante a compensação de toda retirada de árvores no município. Por isso, já está previsto pela pasta o plantio de 16 mudas de espécie de médio porte, ainda a ser definida, logo no início do período chuvoso. Durante o processo de substituição, a Semam pretende mobilizar a comunidade do entorno, para ajudar no plantio e cuidado destas árvores, tendo em vista que a defesa do meio ambiente não é responsabilidade apenas do poder público, mas de toda a coletividade.


Em caso de dúvidas, questionamentos, denúncias ou mesmo críticas, os cidadãos podem procurar a Secretaria para esclarecimentos e informações, pois está a disponibilização material fotográfico e laudos técnicos, esclarecendo a situação  de forma a sensibilizar a população e nivelar a informação no que se refere a questões de ordem ambiental no município.

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar