WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/09/2015 - Secretaria de Educação quer superar as expectativas com o IDEB

A chefe de seção de Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inês Martino, acompanhada de uma assessora pedagógica, está visitando todas as unidades escolares e se reunindo com os pedagogos dos 5º e 9º anos, que passarão pela Prova Brasil em novembro. Com isso, poderão fazer o comparativo dos resultados das avaliações internas da escola com os resultados de uma avaliação específica, atrelados a uma plataforma da Prova Brasil. “O objetivo dessa reunião é monitorar e ajudar a trabalhar as dificuldades com as turmas que passarão pela Prova Brasil. Nesse encontro nós fazemos a análise das turmas, as dificuldades de cada turma por meio de cinco tipos de avaliações, os resultados bimestrais dos alunos, a avaliação processual que nós aplicamos duas novas avaliações que foram retiradas da Prova Brasil, dos sites que disponibilizam, e de dois lançamentos de editoras que nos propuseram atividades relacionadas à Prova Brasil totalizando, assim, cinco instrumentos para o levantamento”, explica Maria Inês.


A diretora da Diretoria de Ensino, Sônia Manzan, explica que é um trabalho diferenciado realizado pela primeira vez neste formato. “Tivemos melhora significativa nos números do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) de 2013 e, além de manter o resultado, queremos também melhorar”, diz.


O Ministério da Educação aplica a Prova Brasil nos anos ímpares, em todas as unidades escolares para avaliar o ensino no país. A avaliação tem questões de múltipla escolha nas áreas de português e matemática. E para esse levantamento, avaliam o nível de repetência e abandono escolar, dados que servirão de base para o cálculo do IDEB. Na avaliação anterior, Uberaba superou a média estadual e nacional, alcançando metas previstas somente para 2016 e 2019. No 5º ano saltou de 5.1 em 2011 para 5.6 em 2013, enquanto a meta para o ano era de 5.2. Já no 9º ano saltou de 4.8 para 5.2, respectivamente.


A meta do MEC (Ministério da Educação) é que todas as unidades escolares cheguem ao nível máximo de 6.0 até o ano de 2021, quando se comemorará os 200 anos da Independência do nosso país.


As Escolas Municipais Boa Vista, Maria Carolina Mendes, Monteiro Lobato serão as próximas a receber a visita de monitoramento na próxima quarta-feira (23).

Camila Paiva
Estagiária em comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar