WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/09/2015 - Centro de Referência em Educação Inclusiva oferece oficina para os pais

O Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) Paulo Antônio Pável de Carvalho, já mudou a realidade do acompanhamento educacional aos alunos com algum tipo de deficiência se tornou polo no assunto. Em um ano de funcionamento, os atendimentos psicológicos mensais saltaram de 32 alunos para 344, e os atendimentos fonoaudiólogos de 160 para 328.

Pensando não somente no aluno, mas também nas famílias, a diretoria do Crei implantou um projeto de arte-educação para os pais e responsáveis que ficam aguardando o aluno enquanto são atendidos. O Departamento de Educação Inclusiva em parceria com o Departamento de Artes, Cultura e Projetos Especiais, da Secretaria de Educação, oferece a oficina de Arte Ecológica para aproveitar o tempo ocioso.


Segundo a arte educadora Rosana Freitas, o objetivo principal da oficina é a preocupação com o acabamento das peças, com materiais que possam agregar valor na peça, e com a qualidade de todas essas didáticas que são desenvolvidas com os alunos.

“Estamos apenas no início. Nós vamos pintar garrafas de vidro, trabalhar a sustentabilidade com as garrafas pets fazendo jardins dispersos, floreiras dispersas, e trabalhar também com o descarte eletrônico, que são os CDs, fazendo móbile, telas para porta chave, e outros acessórios que possam receber esses materiais, de uma forma esteticamente falando que se possa vender e comercializar também”, conta a arte educadora.

A Coordenadora do Centro de Referência em Educação Inclusiva, Ieda Jesus, destaca que a parceria com o Departamento de Artes, Cultura e Projetos Especiais foi de suma importância para a comunidade escolar. “Foi muito importante porque aproveitamos o tempo livre em que os pais esperam os filhos nos atendimentos para trabalharem com eles o meio ambiente, e assim eles ainda aprendem a produzir artefatos que pode se tornar uma profissão, um meio de ganhar a vida”, conta.

A oficina de arte ecológica acontece quinzenalmente, mas o CREI busca novas parcerias para que possam oferecer oficinas todos os dias. O Centro de Referência conta com uma equipe de profissionais especializados como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, professores, e profissionais das áreas sensórias (surdez e cegueira) que realizam as avaliações diagnósticas, os atendimentos clínicos, as orientações às famílias e a assessoria às escolas municipais.

Camila Paiva
Estagiária em comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar