WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/09/2015 - Projeto Rios Voadores capacita professores em Uberaba

A Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, por meio do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais e do Departamento de Formação Profissional, está realizando - em parceria com o MEC e a Petrobrás - o Curso "Rios Voadores", Esse curso destina-se, principalmente, aos professores de Ciências, Geografia, auxiliares de biblioteca escolar e professores orientadores das unidades escolares, porém, está aberto aos demais professores interessados.

A abertura do curso Rios Voadores foi feita pelo idealizador do projeto, Gérard Moss, aviador que deu duas voltas ao mundo em uma aeronave leve, visitando mais de 100 países, mas que se encantou mesmo com a Floresta Amazônica e há 30 anos estuda o fenômeno Rios Voadores. Moss veio com sua equipe empenhada em formar multiplicadores para entenderem a importância da preservação da maior floresta tropical do mundo.

Didaticamente, a equipe de Gérard explica como a Floresta presta serviço ambiental, gratuitamente, produzindo 17 bilhões de toneladas de água por dia. O estudo mostra claramente a relevância de informar e conscientizar a população, sobre o desmatamento que pode provocar graves desastres ambientais.

Os objetivos do projeto são: conscientizar e valorizar a preservação da Amazônia como essencial para as atividades econômicas do país (desde a agricultura até a indústria) como também para a qualidade de vida da população; preparar professores das redes públicas de ensino em vários estados do Brasil com oficinas e material didático para a inclusão do tema em sala de aula; traduzir conhecimentos científicos e meteorológicos em linguagem acessível a todos, para que possamos compartilhar informações valiosas sobre as origens da água que sai da torneira de casa, visando à proteção dos recursos hídricos.

Desde 2010, quase 4 mil professores já foram capacitados, alcançando 650 mil alunos. O curso está sendo realizado no período matutino (das 7h30 às 11h30) e vespertino das (13h30 às 17h30), no CETA – Parque Tecnológico, situado à Av. Randolfo Borges Júnior, 1000 – Univerdecidade, de acordo com o cronograma abaixo:
 
·16 de setembro – de 07h30 às 11h30: Auxiliares de Bibliotecas Escolares, Professores de Ciências; e professores de outras áreas.


·16 de setembro – de 13h30 às 17h30: Auxiliares de Bibliotecas Escolares e professores de outras áreas.


No dia 17 de setembro, a equipe visitará duas escolas para palestra e planta simbólica de árvores. Os professores e demais profissionais interessados ainda podem participar! A inscrição poderá ser feita no local (CETA – Parque Tecnológico - Av. Randolfo Borges Júnior, 1000 – Univerdecidade). Será fornecido certificado pelo MEC.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar