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Educação e Cultura

11/09/2015 - Coordenadores do ASIP definem metas de trabalho para final do 2º semestre e início de 2016

O projeto Ação Sistemática de Intervenção Pedagógica (ASIP) conta com 50 coordenadores nesta quinta-feira (10) se reuniram com a equipe da Diretoria de Ensino, da Secretaria de Educação, a fim de estreitar e definir metas de trabalho para os últimos meses do ano, que atendam os alunos da rede municipal que mostram dificuldades de aprendizado.

 
Segundo a diretora da Diretoria de Ensino, Sônia Manzan, o ASIP é específico para o aluno que mostra algum problema de aprendizagem, ou que tenha uma perda na etapa no processo educacional. Em outro espaço, esses alunos recebem uma atenção quase que individual, sanam dúvidas dos conteúdos com os profissionais do Projeto até atingirem o andamento comum da sua turma, enquanto os demais alunos permanecem em sala de aula com o seu professor que conduz normalmente as aulas.
 
“O propósito desse encontro é refletir o 2º semestre, dar algumas diretrizes aos coordenadores, uma vez que está chegando o momento de dizer se o aluno vai ficar em progressão parcial, ou se o aluno vai ser reprovado. Nós ainda temos tempo e fôlego para fazer esse trabalho com esse aluno, de maneira que ele aprenda e evite essa reprovação ou evite a progressão parcial”, explica Sônia.
 
O Asip faz parte da política de incentivo e melhoria da qualidade de ensino, proposta pelo prefeito Paulo Piau, e está sendo desenvolvido nas 30 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal.  O projeto começou no ano de 2013, efetivamente no 2º semestre. Inicialmente com todas as turmas e todos os conteúdos, tendo continuidade em 2014.
 
“O ASIP diminuiu essa possibilidade de atraso na formação escolar auxiliando o aluno em suas dificuldades. Já colhemos muitos frutos nesses poucos meses de trabalho, alunos que eram muitos indisciplinados porque não sabiam o conteúdo, e quando alguém parou e disse para ele vem que eu vou te ensinar, fez a diferença na vida dele e daquela turma”, pontua Sônia.

A partir dessa reunião, o Departamento Pedagógico já começa a planejar as propostas para melhorar ainda mais o projeto para o ano de 2016, como por exemplo, direcionamentos, turmas a serem atendidas com maior especificidade, alterações que se fizeram necessárias para as reuniões de trabalho, socialização das experiências e participação das formações continuadas em serviço.


Camila Paiva
Estagiária comunicação Semed/PMU

 
 
 

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