WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/09/2015 - Parceria do projeto Escola e Família propõe resgate de valores de alunos e comunidade

O projeto Escola e Família, da Secretaria Municipal de Educação começou no segundo semestre uma parceria com a Fundação Lions Club International, o Lions Quest, para desenvolver um programa de atividades que visam a ajudar os alunos e as famílias, a minimizar o índice de violência, prevenção e o uso de drogas. A parceria envolve todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas-piloto E.M. Geni Chaves, E.M. Stella Chaves, E.M. Monteiro Lobato e E.M. Arthur de Melo. O projeto acontece até o fim do ano.

 
As unidades participantes, passaram por uma capacitação de 40 horas, com um professor de valores humanos, para desenvolver as atividades propostas pela parceria. Cada professor recebeu um kit composto por dois livros, um de uso do aluno, outro de uso das famílias e um guia de atividades e exercícios para serem desenvolvidos até o fim do ano. Segundo a parceria, a proposta do Lions Quest é desenvolver as habilidades de comunicação, tomada de decisões, resistir à pressão ao uso de drogas ou álcool, criar responsabilidades e estabelecer metas para a vida pessoal de cada um.
 
Para a assessora do Projeto Escola e Família, Rose Mota, a finalidade é somar forças para a atuação em busca dos objetivos. “Nós percebemos que é preciso buscar parcerias que têm o mesmo objetivo de resgatar tanto a criança e o adolescente, quanto a família. O Lions tem esse suporte para ajudar. Eles contam com especialistas, materiais, multiprofissionais para dar esse suporte dentro da escola, isso é muito importante”, explica.
 
Além de entregar os livros para cerca de 2 mil alunos e suas famílias, o projeto envolve oportunidades aos estudantes para que aprendam habilidades de vida, envolvendo as famílias e a comunidade no apoio ao desenvolvimento das ações. O Programa está implementado em mais de 50 países, traduzido em 30 idiomas. “Uma das ações de dentro do planejamento do projeto, trabalhar o novo olhar da sociedade sobre a escola, está sendo visivelmente percebido nessa união. Quem está fora da escola começa a perceber que está tendo a mudança dentro da instituição, que a escola também quer a família dentro dela, que juntos formam um só”, finaliza Rose.
 
​O projeto “Parceria Escola e Família” é uma ação da Secretaria de Educação, com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar, Ministério Público e Secretaria da Saúde.

Camila Paiva - estagiária

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar