WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/08/2015 - Professores alfabetizadores reiniciam formação continuada no segundo semestre

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, em conformidade com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), continua a desenvolver ações formativas, visando à melhoria dos índices educacionais. A aula inaugural para os professores alfabetizadores aconteceu nesta terça-feira, 25, com apresentações culturais e lançamento da programação de atividades.

Kátia Cilene da Costa, coordenadora local do PNAIC explica que é um projeto de compromisso entre os governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ela indica que a atuação do PNAIC é estruturada em eixos de atuação que englobam: a formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos; avaliações sistemáticas; gestão, mobilização e controle social.

As ações do Pacto na Rede Municipal de Ensino de Uberaba são realizadas mediante parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba e direcionada aos Professores da Educação Básica do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A terceira etapa do PNAIC acontece em 2015, com formação pautada nos seguintes eixos: Caderno 1 - Currículo na Perspectiva e Diversidade: as diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; Caderno 2 - Ciclo de Alfabetização: A Criança no Ciclo Inicial de Alfabetização e Caderno 3 - Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização, com horária total de 80 horas.

A secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, enfatiza que o PNAIC proporciona aos professores novos olhares sobre a alfabetização, que é à base da educação transformadora. Os encontros de formação serão realizados às terças-feiras, das 18h às 22h, organizados de acordo com o ano em que o professor atua. Os locais são E. M. Adolfo Bezerra de Menezes, Casa do Educador e E. M. Boa Vista.

Maiores esclarecimentos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, por meio do Departamento de Formação Continuada e na página do Ministério da Educação: http://pacto.mec.gov.br/.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar