WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/08/2015 - Escola municipal Niza Marques Guaritá recebe o projeto Semeando Vida

Idealizado por um grupo voluntário de jovens psicólogos, Stanley César, Junior Moura e Vinicius Carneiro, o Projeto Semeando Vida é uma parceria com o Projeto Escola e Família que é desenvolvido em oito escolas municipais. A atividade em conjunto com os psicólogos acontecerá quinzenalmente até o fim do ano com cerca de 40 alunos, divididos em duas turmas de 20, aproximadamente, entre o 7º e 8º ano do ensino fundamental.
 
Segundo Stanley, essa ação surgiu nos estágios enquanto eram graduandos. “Percebemos a necessidade que a escola tem do profissional que possibilita um olhar mais "humanizado" para as crianças. Antes de serem alunos, eles "são alguém", são filhos, netos, sobrinhos, possuindo uma cultura, tradições e valores totalmente diversificados e muitas vezes quando chega na sala de aula, começam os embates, sendo a questão cultural um dos fatores que contribuem”​, conta.
 
Semeando Vidas tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial, cultural e espiritual das crianças integrantes do Grupo Psicoterápico. “Nosso desejo é que cada uma dessas crianças gozem de bem estar através das construções que realizamos juntos, com temas como relacionamentos, sexualidade, sonhos, política, dentre outros”, afirma Stanley​.
 
Para a coordenadora do Escola e Família na Semed, Rose Mota, o trabalho desenvolvido pelo grupo é diversificado e agrega muito aos educandos. “É um trabalho criativo que prende a atenção dos alunos. Alguns alunos foram encaminhados para essa ação, enquanto outros se candidataram voluntariamente para participar. O Semeando vida é um grande parceiro do nosso Escola e Família e quem sabe com o tempo ele não se expanda para as outras escolas envolvidas”, conta.
 
O Projeto Escola e Família é uma ação entre a Secretaria de Educação, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar, Ministério Público e Secretaria da Saúde, que atende os alunos de oito escolas municipais que tem dificuldades familiares, ou que sofrem algum tipo de bullying, ou algum transtorno. O Projeto atende também aos nossos professores que apresentam algum tipo de dificuldade perante alguma turma ou que tenha dificuldades pessoais ou psicológicas. ​
 
Camila Paiva
Estagiaria em comunicação PMU/Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar