WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/08/2015 - Curso de Esporte da Escola tem participação de mais de 200 educadores da região

O II Curso de Extensão do Esporte da Escola aconteceu em Uberaba, nos dias 12 e 13, com a participação de 220 professores de educação física de várias cidades da região. A iniciativa de sucesso só foi possível com a parceria entre o Ministério do Esporte e Ministério da Educação (Programa Mais Educação), a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da equipe de Programas Federais, da secretaria de Educação, com apoio da AMVALE e da RN Saúde.


A diretora da diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais, Fernanda Roqueti acredita que a atualização dos professores é mais uma oportunidade de rever as práticas cotidianas e de se conscientizar mais sobre a missão de educar.


O presidente da Funel, Luiz Alberto Medina ressaltou a importância do curso e do material recebido pelos professores, três apostilas enviadas pelo Ministério do Esporte. “O mundo está veloz, quanto mais conhecimento e informações atualizadas passarmos para os jovens, melhor será o aprendizado”.


O coordenador do programa Saúde da Família, da RN Saúde, médico cardiologista Denilton da Silva Guedes foi o responsável por traçar o perfil dos profissionais que participaram do curso. A intenção, de acordo com ele, é de identificar e cuidar dos professores, para que eles ao incentivar a qualidade de vida e a saúde, também a tenha.


A secretária de Educação Silvana Elias, ouviu os alunos dos grêmios das 30 escolas municipais e conta a unanimidade do professor mais amado: o de educação física. “É um dado muito relevante para ser ignorado. Não compreendemos uma educação que inclua sem o esporte”, conclui.


Cláudia Bernardo, coordenadora de Integração e de Políticas de Programas do Ministério do Esporte, afirma que foram realizados 98 cursos presenciais em 2014, capacitando mais de sete mil professores. “Este ano a meta é superar esses números, pois o curso está fazendo diferença para nossas crianças. E este contato é essencial para que o nosso trabalho se realize”, considera.


Roberto Mauro Ferreira, professor de Ibiá disse que o curso promove a valorização da educação física, que é um componente curricular de extrema importância para as escolas.


Oneida Eurípedes Duarte, representante da secretaria de Educação no Esporte de Perdizes, vê a oportunidade como um momento ímpar, pois como ela mesma disse, “estamos no século 21 e percebemos que os profissionais estão trabalhando em técnicas antigas. Os professores precisam entender a dimensão do papel do professor, principalmente o de Educação Física, que trabalha com formação de pessoas”. Para ela, o educador físico é quem tem o contato com a criança livre da sistematização da sala de aula, e para entender esse contexto, ele precisa fazer uma reciclagem dentro dele mesmo.


No início do curso, as escolas municipais Professor José Macciotti, Professora Geni Chaves, Adolfo Bezerra de Menezes e Arthur de Melo Teixeira, apresentaram uma amostra das atividades de Xadrez, Judô, Ginástica Artística e esportes com bola, respectivamente, no espaço escolar durante as aulas de educação física.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação /SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar