WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/08/2015 - Paulo Piau entrega escola que atende 1200 alunos no Jardim Copacabana

Em conformidade com o compromisso de estruturação dos novos bairros de Uberaba, o prefeito Paulo Piau, inaugurou na noite de terça-feira (11) mais uma escola, no Jardim Copacabana, que leva o nome da professora Terezinha Hueb de Menezes. Muito ampla, a escola atenderá diversas famílias dos bairros daquela região. A unidade tem capacidade para atender 1200 alunos, sendo 400 deles em tempo integral. O espaço físico é de 2.900 metros quadrados, empregando aproximadamente 150 funcionários.


O prefeito agradeceu a todos os parceiros que se envolveram com a conclusão da obra, já que no final da gestão anterior, havia sido dada a largada para a construção com orçamento de apenas R$ 200 mil. Eu tenho que dizer que tínhamos uma escola no tapume, com orçamento muito abaixo dos R$ 7 milhões que investimos. Portanto, tivemos que ter coragem de levantar essa escola com coragem e recursos próprios, pois o Ministério não permitia mais aporte de recursos”, enfatiza. Piau lembra que até o final de 2016, serão entregues mais 14 espaços físicos para atender às ações educativas do município.


Há poucos dias, a Ana Lúcia Vieira assumiu a direção da escola, pelas mãos da ex-diretora Mara Denise Paschoalini Bóscolo. “Foi um processo de transição, em que fui apresentada a uma equipe com letra maiúscula pela Mara. E eu me comprometo com a escola, para cuidar de tudo que foi gerado aqui e acredito no potencial dos alunos e da comunidade”. Ela conta que sua primeira ação foi ouvir os alunos para analisar quais as necessidades deles. A partir disso, nasceu um projeto em parceria com a Fundação Cultural, para atividades direcionadas ao movimento hip hop, que serão executadas das 17h às 19h, inclusive com alunos do EJA.


Os cinco filhos de Terezinha Hueb de Menezes, José Luiz, Paulo César, Fabiano, o secretário de governo Fabiano Hueb e Maria Angélica, que representou a família, prestigiaram o evento. “O nome dela foi escolhido para a escola, foi usado no que ela mais amava e sei que ela estará presente aqui. Espero que todos os envolvidos sigam suas ideias”, diz Maria Angélica.


A secretária de Educação, Silvana Elias também agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para erguer a escola e usou uma metáfora para identificar a inauguração, como um parto, de gestação difícil, mas “que daria à luz a essa menina Terezinha, cheia de luz”. Leu o trecho de um dos primeiros livros da educadora, que falava sobre a morte e a ressurreição, enfatizando que os ensinamentos da grande mestra, serão sempre lembrados: “Terezinha não morreu, Terezinha está plantada aqui, caminha por esses corredores e ilumina nosso trabalho educacional. Seja bem-vinda, Terezinha!” finaliza.


Compuseram a mesa também o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra, o secretário adjunto de Educação, Eduardo Callegari, a presidente da Associação de Moradores do Jardim Copacabana, Romilda Nunes, e o Padre Fabiano Silva, para dar a benção à escola. Estiveram presentes outros secretários e vereadores, além da comunidade que lotou o local.


A recepção do evento foi feita pela apresentação da banda Jovens Músicos, um projeto também realizado por meio da Secretaria de Educação de Uberaba, do departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais.


A professora Luciana Matos de Carvalho visualiza um futuro promissor para a E.M. Professora Terezinha Hueb de Menezes e espera fazer um bom trabalho com toda a equipe. Já a mãe de um aluno do primeiro ano, Nilza Leite, acredita que a educação é o futuro e considera a escola um grande benefício para as famílias do Jardim Copacabana.


Terezinha Hueb de Menezes - Foi ícone da educação em Uberaba, natural e cidadã ilustre, licenciou-se em Letras- Português e dedicou sua vida à educação, como professora, ao lado do marido saudoso professor Murilo Pacheco de Menezes, com quem teve cinco filhos, ergueu o colégio Nossa Senhora das Graças, onde exerceu, com felicidade, a missão de ensinar. Os incentivos dela para a educação transformaram-se em produções de obras diversas da literatura. também foi membro do Fórum de Articulistas de Uberaba, colunista do Jornal da Manhã e da Revista Convergência, da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, instituição em que assumiu a presidência.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação /SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar