WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/08/2015 - Professores e alunos da rede municipal participam de curso para prevenção às drogas

Começa nesta sexta-feira (14), o primeiro módulo do Projeto Capacitação em Redução de Danos, uma das atividades realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde de Uberaba, representadas, respectivamente, por Sônia Manzan, diretora de Ensino e Adacely Ferreira, chefe do departamento de Prevenção e Atenção ao Usuário de Crack, Álcool e Outras Drogas. O primeiro encontro, na Casa do Educador, contou com a participação de diretores e professores de 11 unidades escolares, que receberam explicações sobre o curso e o cronograma de atividades, que se estende até novembro deste ano.


O curso será ministrado pela enfermeira Luiza Elena Casaburi e pelo médico psiquiatra Tomás Rotelli de Oliveira Ferreira, com o tema “Prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde”. Luiza considera que a proposta da saúde na escola tem que ser uma discussão ampla, envolvendo assuntos diversos, como a dependência química, por exemplo. “Precisamos formar a concepção holística de saúde para todos os envolvidos: aluno, professor, profissionais da saúde”, afirma.


A finalidade é de formar a consciência para redução de danos em relação à drogadição e, para isso, professores e alunos líderes das unidades escolhidas terão um encontro mensal para planejar, discutir, implementar ações educativas efetivas para a prevenção ao uso de drogas nas escolas.


A professora da E.M Adolfo Bezerra de Menezes,Maria Abadia Vieira da Cruz comenta que a escola se fez presente e acolhe a ação por acreditar que “não podemos cair na monotonia da acomodação frente aos problemas que as drogas promovem em nossa sociedade”. Ela acredita que a formação promoverá intervenções educativas de acordo com a visão holística em atendimento aos sujeitos envolvidos nas comunidades educativas.


A programação do curso apresentará didáticas e discussões relacionadas à adolescência, modelos de intervenção escolar, fatores relacionados à dependência, substâncias psicoativas, acolhimento ao adolescente usuário, uso de drogas e inclusão social, entre outros. Na última etapa, os participantes elaborarão um projeto escolar e a apresentação da proposta para implementação na escola.


Ao final do curso, será formatada uma Cartilha, montada com textos acadêmicos dos educadores sobre a temática proposta, podendo ser elaborados artigos em 10 linhas de estudo, à escolha de cada um.


As unidades escolares participantes são: E.M. Municipal Boa Vista. E.M. Adolfo Bezerra de Menezes, E.M. Maria Lourencina, E.M. Profª Olga de Oliveira, E.M. Profº José Geraldo Guimarães e E.M. Norma Sueli Borges, compõem a primeira turma, com início no dia 14 de agosto. E as E.M. Profª Esther Limírio Brigagão, E.M. Arthur de Mello Teixeira, E.M. Reis Junior, E.M. Profª Stella Chaves, FETI e E.M. Teresinha Hueb de Meneses formam o segundo grupo, com início no dia 21 de agosto. As aulas acontecem das 14h às 18h, na Casa do Educador.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação/SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar