WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/08/2015 - Operadores do Bolsa Família passarão por capacitação para uso do Sistema Presença

Com o objetivo de orientar os profissionais que trabalham com o Programa Bolsa Família nas unidades escolares, a Secretaria de Educação por meio da seção de Programas Federais realiza este ano a 2ª capacitação para os operadores escolares. Todos os operadores do Sistema Presença e os diretores das escolas municipais e estaduais foram convocados para participarem das atividades de orientações que acontecerão na próxima quinta (6), a partir das 13h, na Casa do Educador.


O Sistema Presença é uma tecnologia social de acompanhamento e monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. É também uma importante estratégia de acompanhamento e monitoramento da universalização da educação básica, sobretudo de crianças, adolescentes e jovens com renda familiar per capita inferior a R$77 reais mensais.O não lançamento da frequência escolar no Sistema Presença incidem diretamente no impacto financeiro das famílias beneficiadas, bem como na perda de recursos para o município.


Segundo a diretora da Diretoria de Ensino, Sônia Manzan, manter o sistema atualizado é de suma importância não só para as famílias que recebem o beneficio, mas também as escolas. "Por meio dos dados produzidos e sistematizados, os gestores públicos podem atuar intersetorialmente, buscando soluções para a melhoria da qualidade do acesso, da permanência e do sucesso escolar dessa população em contexto de vulnerabilidade social", explica.


O acompanhamento da frequência às aulas tem como objetivo reforçar a inclusão e a permanência escolar. Manter crianças e jovens na escola é um dos compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família. O acompanhamento é feito bimestralmente para os alunos entre 6 e 17 anos de idade.


Com base no ultimo levantamento divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, realizado no bimestre de (fevereiro, março) de 2015, o sistema atingiu o percentual de 87,4% para crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos de idade o que equivale a 7.644 alunos acompanhados em relação ao público no perfil correspondente a 8.741. Para os jovens entre 16 e 17 anos de idade, o percentual atingido foi de 75,5%, resultando em 907 jovens acompanhados de um total de 1.201.


"Esses números apontam o compromisso dos Operadores Escolares em acompanhar sistematicamente a frequência dos alunos nas escolas e realizar esse lançamento no Sistema Presença, enviando assim dados concretos e reais ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome", aponta a diretora.


Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar