WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

04/08/2015 - Arquivo Público consolida a estruturação elétrica e prepara instalação de climatizadores

A Superintendência do Arquivo Público Municipal concluiu mais uma etapa de seu projeto de estruturação. Nesta semana, um transformador de energia foi instalado no local, permitindo que a rede elétrica do prédio funcione adequadamente para suportar os equipamentos e a climatização do arquivo fotogáfico e a ventilação forçada dos outros depósitos documentais. A verba foi destinada pelo Ministério da Cultura, através de projeto avaliado em aproximadamente R$170mil com contrapartida de 20% da Prefeitura, e contemplará ainda um novo mobiliário para a instituição, garantindo mais conforto aos pesquisadores, funcionários e alunos visitantes. 

“Desde que o atual governo assumiu, há uma grande preocupação com a estruturação da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, onde está guardada a história de Uberaba e região. Com a instalação do transformador, poderemos concluir toda a instalação elétrica necessária para preservar os documentos históricos de maneira eficiente. Também estamos consolidando vários projetos através de parcerias com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e o Arquivo Público Mineiro (APM)”, explica a superintendente do Arquivo, Marta Zednik de Casanova. 

Outro projeto que já está em fase de conclusão, é a criação de uma sala para abrigar todo o acervo fotográfico e midiático do órgão. A sala especial já foi construída e equipada com estantes deslizantes. Todas as fotos são envolvidas uma a uma em papel alcalino e dispostas em pastas pendulares. Além disso, o material foi digitalizado para preservação. A sala será climatizada com um Climus, que controla a temperatura ideal automaticamente, mantendo-a estável. “Fotografia é uma grande viagem no tempo. Os documentos fotográficos são capazes de reproduzir todo um contexto político, cultural, econômico e do cotidiano de uma sociedade”, afirma Marta. 

Ainda no projeto de climatização está o resfriamento de todo o departamento histórico, que usará um sistema de ventilação forçada, para economia de energia. A sala não possui a instalação elétrica necessária para a intervenção e, por isso, novo projeto para captação de recursos deverá ser aberto. Entre outras adaptações, as portas do setor deverão ser lacradas, para evitar a fuga do ar resfriado.

Projetos – A digitalização do acervo documental de jornais da Superintendência do  Arquivo Público de Uberaba segue em andamento. Atualmente, 10 estagiários da Fapemig sob a orientação da superintendência e do Arquivo Público Mineiro realizam o trabalho. 


Outro projeto muito important também desenvolvido na instituição é a "História em Movimento", veiculado diariamente na Rádio 7 Colinas. Durante quatro minutos, o programa informa sobre o passado da cidade, falando de aspectos econômicos, políticos, sociais, do cotidiano, da Câmara Municipal e passagens curiosas, chamadas de “causos”, encontradas em jornais antigos e outros acervos documentais da instituição. 

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar