WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/07/2015 - Prefeitura inicia os preparativos para o Desfile de 7 de setembro

Nos anos anteriores, o evento foi realizado na Praça do Quartel, bairro Fabrício, mas a pedido do prefeito Paulo Piau, em 2014, o Desfile voltou para o centro da cidade, por meio de uma iniciativa de resgate a memória histórica do município.

Com mais de 4 mil pessoas passando na avenida Fidélis Reis, o desfile foi dividido em oito pelotões como uma forma de organização e divisão dos participantes. Foram aproximadamente mil alunos da rede municipal em cena. Crianças caracterizadas que demonstraram algumas das atividades que desenvolvem em suas escolas. Também no último pelotão, uma carreata com todos os veículos e máquinas que a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e demais segmentos, utilizam para realizar as ações em prol da cidade.

Na tarde dessa terça-feira (28), em reunião entre as secretarias municipais, e representantes de departamentos envolvidos, foram discutidos e alinhados a estrutura para o Desfile comemorativo da Independência do Brasil deste ano.  A avenida Fidélis Reis continuará sendo o palco para o evento que contará com a participação de todas as escolas municipais e estaduais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), entre diversas outras secretarias, entidades e instituições da cidade.

Segundo a Secretária de Educação, Silvana Elias, o Desfile é muito importante porque quando falamos da independência de um país, falamos de políticas públicas de qualidade, que resgata e valoriza a dignidade do ser humano. "Hoje o país vive uma crise de autoestima, é uma crise de idade, uma crise de solidariedade, uma crise de identidade, uma crise de alteridade, uma crise de responsabilidade, de honestidade, e é possível sim fazer um mundo diferente, a partir do momento em que pessoas do bem entrem e colaborem na tessitura dessas políticas sociais e políticas públicas", afirma. 

A chefe do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Edilene Leal, apresentou a proposta de estrutura do desfile e ressaltou o trabalho em conjunto com as demais secretarias e parcerias externas. Durante a reunião, os participantes apresentaram suas sugestões e pontos de vista, principalmente quanto aos pelotões que estão sendo organizados. Foi apresentada a arte elaborada para o Desfile, esta que estará presente nas camisetas, faixas e divulgação desse acontecimento que vem ganhando mais adeptos a cada ano. "Nós estamos levando para a avenida aquilo que nós já conseguimos consolidar em termos de política de educação, saúde, esporte, cultura, lazer, infraestrutura. Proclamar a independência é proclamar  um povo revestido da sua cidadania e é isso que nós vamos mostrar na avenida", conta Edilene Leal.

Segundo a chefe de seção do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, Lúcia Oliveira, as escolas municipais estarão presentes representando os seus projetos. “O Desfile é dividido em pelotões e cada pelotão tem as suas alas. Dentro da ala das escolas municipais, veremos os nossos jovens protagonistas mostrando os projetos que participam dentro das unidades escolares. As fanfarras estarão presentes também como no ano passado, mostrando todo o talento que está sendo aperfeiçoado”, pontua.

"Podemos esperar uma festa bem bonita, tanto quanto a do ano passado e um pouco mais de entusiasmo. Senti ontem pelo grupo um entusiasmo pelo civismo, pela civilidade. Por resgatar esse civismo de forma realmente cidadã. Acho que é isso que o povo brasileiro precisa. Resgatar essa autoestima do povo de Uberaba. Saímos de um campeonato mundial que despertou um povo que estava adormecido e nos queremos continuar essa festa no sete de setembro", finaliza Silvana Elias.

Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar