WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/07/2015 - Semed atende 10 vezes mais crianças com deficiência com a criação do CREI

Inaugurado em agosto de 2014, com quase um ano em funcionamento, a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Educação por meio do Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) Paulo Antonio Pável de Carvalho, já mudou a realidade do acompanhamento educacional aos alunos com algum tipo de deficiência e se tornou polo no assunto. Após o levantamento dos dados, a equipe do Crei constatou que os atendimentos psicológicos mensais saltaram de 32 alunos para 344 alunos, e os atendimentos fonoaudiólogos de 160 para 328.


O Crei conta com uma equipe de profissionais especializados como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, professores, e profissionais das áreas sensórias (surdez e cegueira) que realizam as avaliações diagnósticas, os atendimentos clínicos, as orientações às famílias e a assessoria às escolas municipais.


Segundo a diretora do Departamento de Educação Inclusiva, Afonsina Rodrigues, um dos maiores ganhos com o Crei, além do espaço próprio, são os profissionais dedicados a esta área. “Tivemos um aumento considerável de profissionais de apoio, garantindo assim, a permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais, nas escolas municipais de ensino regular. Subimos de 17 para 129 profissionais de apoio às crianças com deficiência”, destaca.


Para a coordenadora do Crei, Ieda Jesus, há um grande avanço em relação à educação inclusiva nessa gestão. “Antes da criação do Crei os atendimentos  psicopedagógicos eram realizados nas escolas de modo insuficiente, e hoje atendemos 126 crianças por mês nas nossas dependências. Quase duplicamos o número de alunos atendidos no atendimento aos distúrbios de aprendizagem, de 593 para 935 alunos. Estamos conseguindo atingir os objetivos de forma eficaz”, afirma.


Um dos objetivos do Centro é identificar os alunos com dificuldades de linguagem oral e escrita, bem como aqueles que têm problemas de audição, psicológicos ou neurológicos, oferecendo a eles atendimento adequado. Sua equipe trabalha de forma ampla visitando e acompanhando pessoalmente as Unidades Escolares Municipais.
 
Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar