WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

19/07/2015 - Projeto Microbacias entra na segunda fase na Bacia do Mutum

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) dá continuidade ao projeto Microbacias em duas bacias da APA – Área de Proteção Ambiental, do Rio Uberaba. No Córrego do Mutum, onde acontece o projeto piloto, a primeira fase já está concluída e ocorre agora a segunda etapa. Na Mata da Vida, o programa está em sua primeira fase. O objetivo aumentar a qualidade e a quantidade de água do Rio Uberaba.
 
Na Mata da Vida, as estradas rurais estão passando por adequações de forma que a água da chuva seja direcionada para bolsões, que permitirão sua infiltração adequada no solo. Com isso, além de melhorar o fluxo dos veículos nas vias rurais, aumenta também a quantidade de água nos lençóis subterrâneos. Além disso, os moradores estão sendo cadastrados. “O projeto tem como benefício imediato a melhoria da qualidade da água das famílias, com a substituição das fossas negras por biodigestores e a facilidade no escoamento da produção nas estradas boas”, explica o Engenheiro Florestas responsável pelo projeto, Álvaro Ricardo Azevedo.
 
Na primeira fase do projeto piloto na Bacia do Mutum, lançada em Dia de Campo, foram entregues estradas recuperadas, a regularização do Cadastro Ambiental Rural dos moradores e também foram instalados biodigestores nas casas. Agora, para a segunda etapa, a Semam está pleiteando recursos junto à Agência Nacional de Águas (ANA), por meio de projeto inscrito no Portal de Convênios (Siconv). As principais ações serão o cercamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e recuperar a vegetação nativa desses espaços, por meio de estudo a ser realizado in loco por um biólogo.
 
A última fase do projeto envolve a remuneração dos produtores para a manutenção dos serviços de preservação ambiental realizados pelo projeto. Chama-se Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), inserido no programa Produtor de Águas da ANA. O projeto Microbacias conta com o apoio das instituições de ensino Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar