WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

16/07/2015 - Servidores da Saúde e da Seds participam de capacitação sobre cuidados com a população em situação de rua

Oficina foi ministrada por técnicos do Ministério da Saúde e é uma das ações do projeto Redes na cidade 

Quarenta servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Seds) e da Saúde (SMS) participaram da Oficina “Cuidado Integral à População em Situação de Rua”, promovida por meio de parceria entre a Prefeitura de Uberaba e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde. A capacitação aconteceu na terça-feira (14) e na quarta-feira (15) e é uma das ações do projeto Redes Intersetoriais em Uberaba, que visa a dar apoio aos municípios para fomentar a integração intersetorial no cuidado às pessoas que tem problemas com drogas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, e ainda pelos Ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social, e a adesão de Uberaba aconteceu na última semana durante a assinatura da carta convite do governo federal.

De acordo com a diretora de Departamento da Proteção Social Especial da Seds, Cláudia Cristina, participaram os técnicos que atuam na Abordagem Social, Casa de Passagem (albergue), Centro Pop - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Pela Secretaria Municipal de Saúde participaram os técnicos das áreas de Atenção Psicossocial, Atenção Básica (profissionais da Estratégia de Saúde da Família e das Unidades Básicas), Consultório na Rua, Samu e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).

Durante a capacitação foram discutidos os princípios e diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua e o Plano Operativo da Saúde, além de outros temas como a “Participação e Controle Social” e as principais afecções que acometem as pessoas que vivem na rua. Os participantes também elaboraram propostas para qualificar a atenção à população em situação de rua inter e intrasetorial, envolvendo segmentos como saúde, assistência social, educação e organizações da sociedade civil.

Para o secretário de Desenvolvimento Social (Seds), Roberto Indaiá, os técnicos que estão na ponta realizando o atendimento e acolhimento, precisam oferecer um serviço especializado. “O vereador Edmilson de Paula defendeu a nossa adesão ao programa. Já aderimos ao Projeto Redes, semana passada foi realizada uma oficina através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e agora com o Ministério da Saúde. Estes cursos são ações que fazem parte de um plano que está sendo traçado. E o objetivo é trabalhar com a capacitação contínua dos técnicos que atuam no acolhimento e cuidado com pessoas em situação de rua”, afirmou.

O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal, destaca que o projeto tem o intuito de articular as redes assistenciais prioritárias no Brasil, seja na saúde ou na assistência social. “Desta forma, o usuário vai ser atendido com o maior número de ações, de acordo com a sua necessidade. O trabalho passa a acontecer de forma integrada, e isso vai refletir na integralidade do cuidado com o cidadão que se encontra nesta condição”, explica. Segundo Marçal, além da capacitação, Uberaba receberá o monitoramento do projeto feito por um articulador do Ministério da Justiça.
 
Juliana Fidelis e Eliza Kiosz
Comunicação SMS e Seds

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar