WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/07/2015 - A alimentação escolar contará com fiscalização mirim

A perspectiva é que o novo conselho comece as suas ações no mês de agosto
 
Dois alunos de cada Grêmio Estudantil formaram o Conselho de Alimentação Escolar Mirim. A proposta é uma iniciativa do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que é um órgão colegiado que assessora e fiscaliza a alimentação escolar nas instituições de educação básica municipal e entidades filantrópicas.
 
Segundo a Presidente do CAE, Maria Abadia Vieira, o CAE Mirim nasceu do protagonismo desejado pela comunidade de Uberaba como um todo para os jovens. “Alimentação é um princÍpio básico de todo ser humano. Se nós não formamos uma juventude para buscar em si a melhor alimentação possível estamos adoecendo a nossa nação”, afirma.
 
Os alunos serão divididos em titulares e suplentes, os titulares serão responsáveis por acompanhar a alimentação da sua escola, já os suplentes acompanharão uma unidade de ensino infantil. Os alunos farão visitas periódicas a estas escolas para poderem exercer as suas atividades.
 
“O CAE Mirim terá o trabalho de observar se a alimentação realmente está sendo de qualidade, se toda criança tem a oportunidade de se alimentar bem, se no ambiente escolar é oferecido somente alimento saudável. Além disso, os jovens poderão propor ações de mudanças para a escola e para o CAE. Mensalmente CAE mirim e CAE se reuniram para debater e analisar as situações vistas em cada instituição escolar”, explica Maria Abadia.
 
Para a secretária de Educação, Silvana Elias, a proposta do CAE mirim vem de encontro com a política de educação do município, o protagonismo juvenil. “Quem recebe a alimentação é quem deve avaliar ninguém melhor do que os jovens dos grêmios. Essa iniciativa ainda vai contribuir para conscientizar os alunos que nem sempre, comer muito, ou comer do jeito que querem, é nutricionalmente balanceado, é o certo. Dessa maneira vamos conseguir despertar para uma alimentação saudável dentro e fora das escolas”, afirma.
 
 Ainda segundo Silvana Elias, “a alimentação tem q ser saudável, isso parte de ensinarmos as nossas crianças a se alimentarem bem, assim fazendo dos nossos jovens os autores e produtores de uma alimentação de qualidade para si e para os colegas como um todo”, finaliza.
 
Conselho de Alimentação Escolar
Os membros do CAE realizam o trabalho de forma voluntária, eles têm mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos por igual período uma única vez.  São sete membros constituídos por: um representante do poder executivo; dois representantes de entidades de docentes, discentes ou trabalhadores na área de educação; dois representantes de pais de alunos; e dois representantes da sociedade civil. 
 
Os conselheiros têm como objetivo acompanhar e fiscalizar o cumprimento da legislação que dispõe sobre alimentação escolar, zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, e a aceitabilidade da alimentação oferecida.
 
Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar