WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

11/07/2015 - Minimuseu do Zoológico é opção de lazer durante as férias

Membros da secretaria participam na Ação Coletiva sobre o Meio Ambiente, neste sábado
 
O Bosque do Jacarandá passa a contar com mais uma opção de lazer a partir da próxima semana. Um minimuseu localizado dentro parque, com cerca de 50 peças em exibição, integra o roteiro ambiental dos visitantes. Ainda começa a funcionar o projeto “Animal do mês”, no qual um animal, eleito pelo público, tem sua história e descrição biológica descrita mensalmente. O museu funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h.
 
O minimuseu se especializa na exposição de animais taxidermizados (empalhados). “São diversas espécies de animais que povoam o nosso cerrado, como aves, peixes e répteis”, conta o subsecretário de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata. Além disso, existem crânios animais, coleções de insetos e serpentes preservadas.
 
Neste período de férias, a expectativa do bosque é que a visitação seja dobrada. O biólogo responsável pelo parque, Paulo César Franco, reforça a necessidade de os visitantes ajudarem na preservação. “A gente pede que a população não jogue lixo no chão, nem tente alimentar os animais ou produza ruídos excessivos. O zoológico é a casa dos bichos, devemos respeitá-los”, ressalta.
 
Grupos de visitas, a partir de 15 pessoas e no máximo 25, podem agendar uma visita guiada através do telefone 3316-2470. Durante o percurso, um responsável pelo bosque conta a história do parque, fala sobre a biologia dos animais, preservação ambiental, e esclarece perguntas que surgirem durante o trajeto. Paulo César lembra ainda que aulas práticas são bem-vindas no período escolar. Mediante agendamento prévio, o bosque pode ajudar o professor a montar uma estratégia pedagógica, alinhando o conteúdo de classe com os recursos disponíveis no local.
 
Reinaugurado no início de maio deste ano, após meses de obras de reforma, o Bosque do Jacarandá permite que a população tenha contato e aprenda sobre a diversidade de fauna e flora que caracteriza a região do cerrado.
 
O Bosque funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Vale ressaltar que o museu funciona apenas de segunda a sexta.
 
Ação Coletiva – A partir das 9h deste sábado, o Bosque recebe, ainda, a Ação Coletiva sobre o Meio Ambiente, organizada e promovida pelo Sindicato dos Professores de Minas Gerais (SinproMinas), com participação da Semam.
Entre as discussões promovidas no encontro, destaca-se a apresentação da Encíclica Laudato Si, carta publicada pelo papa Francisco que promove valores ecológicos como a preservação de recursos naturais e o cuidado com o descarte do lixo.
 
O evento conta, também, com a presença de convidados especiais. Para falar sobre a Encíclica, o SinproMinas chamou o Arcebispo Metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto. A partir das 9h45, os professores Décio Bragança e Walter Machado Fonseca comandam a discussão sobre o documento papal. Por fim, a partir das 10h15, as entidades presentes poderão debater suas opiniões.
 
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar