WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

07/07/2015 - Seds realiza mutirão para atualizar Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) iniciou um mutirão com toda sua equipe para atualizar os dados do Cadastro Único de beneficiários de programas do governo federal, em Uberaba. O trabalho teve início com visitas às residências daqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que antes não era obrigatório constar no Cadastro Único. Estar inserido neste sistema agora é condição para quem tem direito a qualquer auxílio de assistência social do governo federal.
 
Junto às visitas pessoais às casas de beneficiários do BPC, a Seds emite cartas àqueles que recebem o Bolsa Família para realizar o recadastramento na Secretaria ou nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de seu zoneamento. A coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais da Seds, Vânia Guarato, ressalta que as famílias devem realizar este recadastramento a cada dois anos. O mecanismo serve para atualizar endereço, renda e contato dos beneficiários.
 
“A partir de agosto, quem não estiver com os dados atualizados, terá o benefício bloqueado pelo governo federal”, alerta Vânia. A coordenadora aponta, ainda, que a Seds tem encontrado grande dificuldade para localizar os cadastrados, que mudam de endereço e telefones, mas não informam. “Fazemos o trabalho preventivo, de procurar às pessoas, para evitar que percam seu benefício. Mas quando chegamos ao endereço informado não tem ninguém e não conseguimos contato telefônico. Nestes casos, é necessário que a população nos procure diretamente.”
 
O BPC assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo. Para ter direito ao benefício, é necessário comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Já o Bolsa Família se destina às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar