WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

04/07/2015 - Desenvolvimento Social promove X Conferência Municipal de Assistência Social

A X Conferência Municipal de Assistência Social – X COMASU acontece nos dias 9 e 10 de julho e contará com a presença de representantes do Governo Estadual e Federal. Organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social de Uberaba, a Comasu abordará o tema, “Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2026” com o LEMA: “Pacto Republicano no SUAS Rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
 
As inscrições estarão abertas até terça-feira, dia 07, pelo site da prefeitura, <www.uberaba.mg.gov.br>, onde a programação completa poderá ser acessada. A abertura oficial da conferência acontece no dia 9, no Centro Administrativo, com a palestra da subsecretária Estadual de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Simone Aparecida Albuquerque. No dia 10 de julho, as atividades serão realizadas no campus Aeroporto da Universidade de Uberaba – Uniube.
 
O objetivo da X COMASU é avaliar os avanços e desafios a serem enfrentados para a implementação da Política de Assistência Social no Município, na perspectiva do planejamento para os próximos 10 anos, bem como promover as eleições para exercício do mandato de Conselheiro do CMAS - biênio 2015/2017. Estarão presentes no evento, representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome- MDS e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
 
A X COMASU terá um Eixo Norteador o tema: “As Diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos – Plano Decenal – 2016/2026”.  Esse Eixo é composto pelos três subtemas, sendo um O Enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferências de renda nos territórios; o outro O Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS e o terceiro, Fortalecimento da Participação  do Controle Social para a Gestão Democrática.
 
A chefe do departamento de Proteção Social Especial da Seds, Claudia Cristina Silva, destaca que a Conferência é um momento de refletir, discutir e avaliar o desenvolvimento das políticas públicas de assistência social no município e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, visando principalmente analisar os avanços, a gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “EM 2015, o SUAS comemora uma década de existência no qual teve sua sanção em 2011 através da Lei nº: 12.435 e que resultou na decisão política de atenção às populações mais vulneráveis, do compromisso dos entes e da participação da sociedade civil”, afirma Cláudia.
 
Ela aponta ainda que o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, de forma democrática e participativa, intensifica através da X Conferência Municipal de Assistência Social – X COMASU, o reconhecimento dos avanços atingidos em uma década e a visão de futuro acerca das questões sociais e seus impactos na proteção social, apontando novos rumos para a política no município, tendo como horizonte o ano de 2016.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar