WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/06/2015 - XVIII edição Regional do Proler lota Cine Teatro Vera Cruz

A primeira noite do XVIII Encontro Regional do Proler em Uberaba contou com a presença da Secretária de Educação Silvana Elias, o Coordenador Geral de Leitura Fernando Braga, representando o Ministério da Cultura, a presidente da Academia de Letras do Triangulo Mineiro, Ilcea Borba, com a professora Ana Ercilia França representando a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), o professor, escritor e ambientalista Renato Muniz Barreto, a Superintendente de Bibliotecas Ivanilda Barbosa, alunos e professores do magistério das escolas estaduais: Santa Terezinha, Neide de Oliveira Gomes, Henrique Krugger e Corina de Oliveira.

O Coordenador Geral de Leitura Fernando Braga o Ministério da Cultura comemorou as conquistas que já foram alcançadas na área da leitura nos últimos dois anos e apresentou os novos investimentos inclusive com abertura de novos editais em diversas áreas da leitura e da cultura. "Novidades estão a caminho, acompanhem o site do Ministério para não perderem a oportunidade", afirma.

Uberaba recebe ainda representantes das cidades vizinhas que pertencem ao comitê, o secretário de Educação do Município de Verissimo Marcelo Bruno Maceno, a Diretora do departamento de Educação de Campo Florido Eva das Graças, a diretora do Departamento de Cultura de Conceição das Alagoas, Veronica Oliveira; secretaria de Educação de Pirajuba, Rosidelma Lázara Ferreira e a diretora do departamento de Educação de Água Comprida, Aparecida Neile Ferreira.

“Além de estimular o saber e as experiências dos educadores, o evento promove intercâmbio e a troca de experiências contando com a participação de especialistas de todo o país. O Proler propicia espaços para novas práticas de leitura, legitima a capacidade imaginativa de pensar ativando a criatividade e revelando diversas outras habilidades dos educadores”, conta Marcelo Bruno, Secretário de Educação de Verissimo.
Durante toda a sexta-feira (19), o Cine Teatro Vera Cruz permaneceu lotado com educadores e profissionais da Educação de Uberaba e região para desfrutar da vasta programação preparada para essa edição.

Para o escritor e ator Augusto Pessoa, eventos como estes são muito importantes para os professores. “A intenção é que os educadores aqui presentes possam ser multiplicadores. Que eles possam levar a experiência vivenciada aqui para dentro das escolas, e ainda, que eles possam perceber que as histórias incentivam não só a leitura que é fundamental, mas também o lado afetivo, os laços afetivos, a cidadania, afirma Augusto.

Segundo a Coordenadora do Comitê Regional do Proler Tânia Ulhôa, o Programa em Uberaba é um projeto estruturante do Plano de Gestão da Secretaria Municipal de Educação, e a partir do segundo semestre deste ano estará presente em cada biblioteca escolar. “O Proler será como uma célula ativa multidisciplinar e multicultural, de incentivo a formação leitora, atendendo a alunos e a comunidade em que está inserido”, conta Tânia.

Para finalizar o Encontro, a segunda noite do Proler (19) foi dedicada ao 6º Festival de Contadores de Histórias que premiou os três melhores alunos contadores da Rede Municipal de Ensino.

Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar