WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

19/06/2015 - Prefeitura atende famílias desabrigadas do Nova Estrela

Município já conseguiu escolas para as crianças e abrigo para as famílias desabrigadas
 
Desde a madrugada de ontem (17), a Prefeitura de Uberaba, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Obras, Serviços Urbanos, Educação, Governo e a Cohagra está empenhada em atender os moradores do “Nova Estrela”, por conta da reintegração de posse determinada pela Justiça. Assistentes sociais, agentes de saúde e servidores prestavam assistência ás famílias. 


A Prefeitura vinha há meses tentando um acordo com os proprietários da área, a fim de, evitar o desalojamento das 47 famílias que estavam no local há anos. Mas a reintegração foi cumprida e agora cerca de 17 famílias estão alojadas no Centro de Turismo Étnico “João Mapuaba”, no bairro Elza Amui ll. As demais famílias foram para casa de parentes.


No Centro de Turismo Étnico “João Mapuaba”, as famílias estão alojadas na quadra e em duas salas fechadas, o local possui banheiros, chuveiro, água e cozinha industrial completa.  


A Secretaria de Desenvolvimento Social fez o cadastro das famílias e aquelas identificadas fora dos programas sociais, foram encaminhadas para o CRAS de referência, assim como e secretário da pasta, Roberto Indaiá, acompanha todo o processo de perto.


A Secretaria de Educação disponibilizou vagas para as crianças na rede municipal de ensino, onde aproximadamente 20 crianças foram matriculadas nas escolas Norma Sueli, Maria Carmelita, Madre Maria Georgina, Pacaembu, Santa Maria e CEMEI Maracanã.


Na condição de desabrigados as famílias que possuem renda inferior a R$ 1.600,00 mensais ficam automaticamente priorizadas dentro dos programas habitacionais geridos pelo, em especial, o Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Segundo o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, que acompanhou todo o processo, a Prefeitura está empenhada nesse primeiro momento em abrigar as famílias, sendo que o próximo passo é auxiliar na destinação adequada de cada uma delas. "Não compactuamos com invasões, mas não podemos virar as costas para essas pessoas. O prefeito determinou que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para atender da melhor maneira possível os desabrigados", disse.

Ana Paula Neves
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar