WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/06/2015 - XVIII Encontro Regional do Proler começa amanhã

O Proler é um Programa Nacional de Incentivo a Leitura, criado em 1992, que está vinculado à Coordenadoria-Geral de Leitura da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MINC) e vem disseminando a leitura por meio de comitês espalhados nas cidades brasileiras. Uberaba é sede de um desses comitês há 18 anos, com Termo de Cooperação Mútua, estabelecido e assinado entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Uberaba/ Secretaria Municipal de Educação.


O evento acontecerá no Cine Teatro Municipal Vera Cruz nos dias 18 e 19 de junho com o tema: O livro fala e o coração escuta, a contação de histórias na formação de leitores.


Segundo a Coordenadora do Comitê Regional do PROLER, Tânia Ulhoa, o encontro é um evento de atualização profissional para os educadores, principais medidores de leitura na fase escolar de cada criança. “É necessário todos os esforços na realização desse encontro na formação de novos leitores, é imprescindível a qualidade. Neste 18º Encontro, para cerca de 2.500 educadores, a ênfase nas estratégias de contação de histórias é primordial para que a aproximação entre as crianças e os livros aconteçam pelo gosto, pela sensibilização que leva inclusive ao hábito de ler que perdura pela vida toda”, conta Tânia.


O encontro deste ano contará com a presença de cinco renomados especialistas da leitura: o Coordenador Geral de Leitura pelo Ministério da Cultura, responsável pelas ações de mediação de leitura, Prêmio VIVALEITURA, Edital Leitura Para Todos: Projetos Sociais de Leitura e, pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), Fernando Braga, fará a conferência de abertura do evento no dia 18 de junho, a partir das 19h30, aberto à comunidade. Ainda nesta noite, o evento contará com ‘Dedos de Prosa’ com o ator, cantor, diretor musical e contador de histórias José Mauro Brant; com o escritor e pesquisador, Eraldo Miranda; com o autor, poeta, professor e pesquisador da literatura de cordel e folclore brasileiro, Marco Haurélio e com o autor, ator, cenógrafo e contador de histórias, Augusto Pessoa.


Na sexta-feira (19) o XVIII Proler é destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino e acontece nos três turnos. Das 8h às 12h com várias aulas espetáculos e atividades. Primeiro uma aula espetáculo com o tema: Contar histórias - uma arte para todos com o contador de histórias, Augusto Pessoa.  Logo em seguida a partir das 9h, outra aula espetáculo minitrada pelo professor Marco Haurélio que trabalhará com o Cordel Brincante. Às 10h, uma mesa redonda – a arte de contar história e formar leitores com dois assuntos em pauta: por uma arte de promoção de leitura e pela estrada de tijolos amarelos: entre vozes e livros.


No período vespertino, iniciando as ações às 13h o Proler contará com José Mauro Brant trabalhando com o tema: Das cantigas de berço aos Irmãos Grimm – O legado das primeiras histórias e com Marco Haurélio com o Cordel Brincante. A partir das 15h30, será feito uma mesa redonda com Eraldo Miranda e Augusto Pessoa com os assuntos: O céu da boca de Có e Contar uma história – uma arte para todos.


Para finalizar o XVIII Proler em Uberaba, a noite de sexta, é aberta ao público e  contará com a etapa final do 6º Festival de Contadores de História com as participações especiais: Augusto Pessoa, Eraldo Miranda José Mauro Brant e Marco Haurélio que fará a entrega da certificação e premiação aos alunos ganhadores do Festival.
 
Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar