WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

04/06/2015 - Meio Ambiente intensifica trabalho de Arborização Urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) está intensificando o projeto de Arborização Urbana em Uberaba. O objetivo é aumentar a floresta urbana da cidade. De acordo com o gerente do projeto, Thiago Pires, o índice de áreas verdes ainda está abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas, que é de 12 metros quadrados por habitante.


Com o projeto, todo cidadão interessado em adotar uma árvore em sua calçada pode pedir um estudo de viabilidade pelo Fala Cidadão da Prefeitura Municipal de Uberaba, através do telefone 3318-0800. Um biólogo da Semam fará uma visita ao local requisitado e indicará ao morador as espécies mais adaptadas para o espaço disponível.


Ainda dentro do projeto, a pasta realiza o plantio de mudas em diversos bairros, com o apoio da população. Outra atividade é a integração dos alunos da rede municipal de ensino com o meio ambiente, através do plantio orientado dentro das escolas e nos bairros onde os alunos estudam. A ideia é que as crianças entendam a importância do cultivo das árvores e incentivem os pais nos cuidados com a muda.


Thiago explica que para toda árvore suprimida (retirada) deve haver a compensatória. Para isso, estuda-se a viabilidade do local onde a árvore foi retirada. “Existem calçadas de apenas um metro com árvores de grande porte. Nestes lugares, não tem como fazer a compensação no mesmo local, pois atrapalha a passagem de pedestres. Então, uma nova árvore será plantada em outro espaço, estudado pela Semam”, esclarece.


No último mês, a pasta vistoriou 135 solicitações de poda, dos 156 pedidos protocolados. Os biólogos analisam se a árvore para a qual foi solicita poda está em contato com a rede elétrica, se a copa está muito grande ou baixa, oferecendo risco à segurança de moradores, ou encostando em marquizes, muros ou placas. Já a supressão é autorizada somente em caso de risco fitossanitário ou queda – quando a árvore está inclinada. A retirada também pode ser autorizada quando as raízes obstruem a rede hidráulica ou para obras justificadas – por exemplo, para construção de uma saída de carros no local.


Áreas de Preservação Permanente – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também está mapeando todas as Áreas de Preservação Permanente (APP) urbanas. A ação utiliza o modelo de georreferenciamento (com a orientação de GPS) e vistorias no local. Uma das intenções do projeto é proteger os recursos hídricos da cidade, além de proteger a fauna e a flora presente naquele local. Com o estudo pronto, as áreas passarão pelo processo de urbanização. Serão cercadas, as calçadas regularizadas e também serão plantadas espécies nativas para revitalizar estes locais. 

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar