WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/05/2015 - Grêmios Estudantis conhecem o Judiciário de Uberaba

Para fortalecer o vínculo entre o judiciário e os estudantes do município, todos os Grêmios Estudantis da Rede Municipal por meio do Projeto do Tribunal de Justiça estão conhecendo o judiciário. O Projeto visa a esclarecer sobre a estrutura e o funcionamento, em linguagem simples e acessível. A parceria foi firmada com a Secretaria de Educação com o intuito de tornar os Grêmios Estudantis multiplicadores das aprendizagens adquiridas.
 
As visitas são agendadas e tem a duração de 2 horas aproximadamente, além dos alunos, todas as ações são acompanhadas pela assessora do Departamento Cultural da Secretaria de Educação e os seus respectivos professores. Cada visita conta com a participação de 4 Grêmios que além de conhecer mais sobre as leis e as dependências do judiciário, também participam de um júri simulado. “O ponto culminante é a simulação de um julgamento, cujos protagonistas são os próprios alunos, incluindo juiz, promotor, advogado e réu. A intenção é de que eles vivenciem situações nesse júri simulado, analisem o caso proposto, troquem ideia. São sete jurados, e tem que ter um número ímpar para eles poderem dar o veredito, culpado ou inocente”, conta a assessora do Departamento Cultural, Ana Sbrissa.
 
O Juiz diretor do Fórum Melo Viana, Fabiano Queiroz, explica, “O programa é uma forma simples de mostrar aos estudantes a organização e o funcionamento do Poder Judiciário, sempre destacando a atuação dos juízes, promotores, advogados e de serventuários da Justiça de forma lúdica, reforçando conceitos de cidadania e justiça”, afirma.
 
Cada escola recebe ao fim da visita um kit, incluindo DVD, apostila e cartilha de divulgação do judiciário para que o Grêmio Estudantil seja multiplicador das aprendizagens adquiridas.
 
Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar