WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

19/05/2015 - Arquivo Público terá galpões climatizados para preservar acervo

A Superintendência de Arquivo Público de Uberaba se prepara para a climatização dos galpões onde os materiais são arquivados. A medida deve garantir a preservação dos documentos, que registram a história de Uberaba e região, por mais tempo. O investimento faz parte do projeto “Hemeroteca Digital”, orçado em aproximadamente R$ 2 milhões. A iniciativa se desenvolve em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Arquivo Público Mineiro (APM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Fundação Renato Azeredo.
 
O objetivo do projeto da Hemeroteca Digital é digitalizar todo o acervo em jornal do Arquivo Público de Uberaba e a climatização das salas é um dos itens previstos no programa. O projeto uberabense foi inspirado no modelo do Arquivo Público Mineiro, levando em consideração as exigências do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e também a economia de energia. Atualmente, o Arquivo Público de Uberaba passa pelas readequações elétricas necessárias para o funcionamento dos equipamentos de refrigeração. Este segundo projeto é resultado de uma parceria entre o município e o Ministério da Cultura, que destina verbas para este fim.
 
A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, explica que, também haverá uma nova sala dentro do arquivo, para abrigar o acervo fotográfico e digital (CDs e DVDs). Estes materiais devem ser mantidos em temperatura diferente às dos papeis. “A adequação também abrange todo o Arquivo Intermediário (documentos municipais), Arquivo Histórico e a Hemeroteca (jornais), para aumentar a longevidades destes documentos”, ressalta.
 
Hemeroteca Digital – O Projeto Hemeroteca Digital é desenvolvido pelo Arquivo Público desde o ano passado. O objetivo é digitalizar todo acervo de jornais do Arquivo Público até janeiro de 2016, com a ajuda 12 estagiários da Fapemig, coordenados por um historiador.
 
Até o momento, os periódicos locais Correio Católico, Jornal da Manhã e Jornal Cidade Livre já estão digitalizados, embora ainda não estejam disponíveis para o acesso do público. O jornal Lavoura e Comércio, cujo acervo completo foi adquirido pela instituição, está em fase final de digitalização, restando, da história uberabense, apenas o Gazeta de Uberaba e o jornal O Triângulo para digitalização.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar