WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

15/05/2015 - Conferência Municipal Clima e Água oferece ciclo de palestras sobre Meio Ambiente

Começa neste sábado (16) a 2ª etapa da Conferência Municipal Clima e Água, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat), que discute sobre recursos hídricos e mudanças climáticas. A programação tem início com a 1ª Caminhada Ecológica do Rotary Club Uberaba Sul, no sábado. Depois, haverá um ciclo de palestras no anfiteatro do Centro Administrativo, dos dias 19 (terça-feira) a 23 (sábado). A programação é aberta para toda comunidade, sem necessidade de inscrições prévias. Também haverá certificação para os participantes.
 
“Pretendemos discutir soluções com toda a população para tornar Uberaba uma cidade sustentável. A partir desta conferência, vamos desenhar um plano de metas para lidar com a falta de recursos hídricos na cidade da melhor maneira. Saberemos o que temos de fazer e quais são as soluções a serem adotas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Lima.
 
A primeira fase da conferência aconteceu em abril, integrada ao XXXVIII Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH). O objetivo foi discutir a implementação das diretrizes de preservação da água, previstas no Pacto de Minas Pelas Águas, firmado em março deste ano. Também houve validação do novo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Uberaba, que determina as atividades permitidas na região. Ainda acontece, nos dias 1º e 2 de junho, a 3ª fase da Conferência Municipal Clima e Água.
 
PROGRAMAÇÃO –CONFERÊNCIA MUNICIPAL CLIMA E ÁGUA
2ª ETAPA

 
16/05/2015 – SÁBADO
1ª CAMINHADA ECOLÓGICA ROTARY CLUB UBERABA SUL
LOCAL: ESTÂNCIA MORENA
HORÁRIO: 8H30
 
19/05/2015 – TERÇA – FEIRA
19:00 às 19:30 – CREDENCIAMENTO
19:30 – Palestra–PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA – FAZENDA AGRONELLI
Marizélia Gomes Costa – Assistente de Projetos Ambientais do Instituto Agronelli,
20:00 – Palestra –RECURSOS HÍDRICOS EM TEMPOS DE CRISE
Renato Muniz Barretto de Carvalho -  geógrafo, professor universitário, escritor e ambientalista. Possui mestrado em Geografia, especialista em Educação, bacharel em Geografia pela USP e técnico em Turismo.
20:30 – Cofee Break
20:45 – Palestra –VARIABILIDADE CLIMÁTICA
Patrícia Diniz Martins - Professora Assistente na UFTM – Mestra em Engenharia Civil: Área de concentração – Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais pela Unicamp
21:15 – Palestra – “QUALIDADE AMBIENTAL E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, AGROECOLÓGICOS E DE RESÍDUOS SÓLIDOS”
HeberOdahyr de Oliveira Mello – Biólogo e Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela Escola de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto
21:50 -  Mesa de debates com convidados
 
20/05/2015 – QUARTA – FEIRA
 
19:00 às 19:15 – CREDENCIAMENTO
19:15 – Palestra –GESTÃO DAS ÁGUAS NA INDÚSTRIA
Deivid Lucas de Oliveira –Gestor Ambiental, especializado em Ciências Ambientais. Analista ambiental pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Membro em diversos Comitês de Bacias Hidrográficas em âmbito Estadual e Federal, Secretário Executivo CBH Paranaíba, Coordenador Adjunto Câmara Técnica Paraíba do Sul e representante da Indústria Mineira nos grupos de trabalho do Conselho Estadual e Nacional de Recursos Hídricos.
20:00 – Palestra – RECURSOS HÍDRICOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
André Luís Teixeira Fernandes -  engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP, mestre pela mesma instituição, área de concentração Irrigação e Drenagem e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE).
20:40 – Cofee Break
20:50 – Palestra –" CONFLITOS AMBIENTAIS: UMA AMEAÇA PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA".
Renato Farias do Valle Junior – Prof. Titular do IFTM Campus Uberaba – Pós-doutor em Agronomia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD – Dr. Em Agronomia – UNESP – Campus Jaboticabal
21:30 – Mesa de debates com convidados
 
23/05/2015 – SÁBADO - Das 8:00 às 12:00 horas
 
8:00 às 8:30 – Palestra– RECUPERAÇÃO HÍDRICA NO SOLO
Ricardo Urias- Técnico em Agrimensura - Escola Paulista de Agrimensura - Técnico em Mecânica de Solos e Avaliação da Fertilidade dos Solos - Colégio técnico Marechal Rondon - Mogi das Cruzes SP
8:30 às 9:30 – Palestra–ARQUITETURA E URBANISMO ECOLÓGICO
Maurício Andrés Ribeiro - Arquiteto e ecologista, foi Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil- MG. Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (90-92)
Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (95-98).
Diretor Executivo do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, no Ministério do Meio Ambiente, Brasília (2001-2002).
Assessor e Secretário Geral substituto da Agência Nacional de Águas – ANA – 2002 a 2013. Conselheiro no Conama 1998-2013.
Professor dos cursos de Gestão Ambiental da FUMEC-BH; de Gestão Ambiental Urbana da Universidade Católica de Brasília
Autor dos livros “Ecologizar ”
9:30 às 9:45 – Cofee Break
9:45 às 10:15 – Palestra–“ÁGUAS DO CERRADO: MIGRAÇÃO E ESCASSEZ HÍDRICAS”
Valter Machado Fonseca–Professor Titular na UNIUBE - Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG), Geógrafo pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Mestre e Doutor em Educação (com tese em meio ambiente) pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia
10:15 às 11:00 – Mesa de debates com convidados
11:00 às 12:00 – Eleição do COMAM MIRIM
 
Mariana Bananal – Estagiária de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar