WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/05/2015 - Educação encerra encontros com Agentes de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento Cultural finalizou nesta semana o I Encontro dos Agentes do Meio Ambiente (AMA). Essa ação contempla o Programa Jornada Ampliada, onde cada escola tem um grupo de alunos entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental, que desenvolve dentro de suas instituições, atividades de conscientização ao meio ambiente, reaproveitamento de materiais recicláveis, uso racional da água, entre outros.
 
O evento aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), nos dias 8 e 22 de abril, e no dia 6 de maio com cerca de 300 alunos presentes. Segundo a Diretora do Departamento Cultural, Edilene Leal, “O encontro teve como objetivo desenvolver o protagonismo juvenil e fazer o planejamento das ações que a Rede AMA deve estabelecer para o ano escolar em curso”, destaca.
 
A chefe de Seção Programas e Projetos, Lúcia Oliveira, destaca a importância dessa união, “isso possibilita aos alunos o contato com outros jovens, como eles, optantes por uma participação em Rede em defesa ao meio ambiente”, afirma.
 
Os Agentes puderam estabelecer diálogo com a Educadora Ambiental, Ivone Borges, onde fez considerações sobre a realidade hídrica que, atualmente, a nação brasileira vive. “Não estamos em crise, estamos no colapso”, afirma Ivone.
 
As ações do AMA contam com o apoio da arte educadora Rosana Freitas que desenvolve oficinas práticas com os alunos como, por exemplo, fabricação de papel reciclado artesanal, pneus personalizados para a decoração, pinturas e colagens em materiais reaproveitados como garrafas e latas de alumínio. “Nosso trabalho é estimular o aluno a criar a partir de materiais que muitas vezes seriam descartados ou até mesmo materiais não reciclados, que levam anos para se decompor”, explica Rosana.
 
“O olhar do Agente deve sempre extrapolar os muros escolares, percebendo situações cotidianas que devem ser constantemente o foco de estudos e pesquisas”, finaliza Edilene.
 
Estagiária de Jornalismo Camila Paiva
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar