WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

07/05/2015 - Programa Microbacias tem continuidade na Mata da Vida

O projeto Microbacias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat) entra agora em sua segunda fase com ações na comunidade rural Mata da Vida. Segundo a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental, Ana Claudia Cunha, os primeiros passos desta etapa já foram concluídos, com o cadastramento das famílias e o diagnóstico físico-ambiental da bacia. Agora, a próxima fase consiste na instalação de biodigestores nas fazendas que ainda utilizam fossas negras.
 
O projeto tem por objetivo melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água do município, o que permite ampliar a vazão do rio Uberaba. Além disso, o programa tem impacto direto na vida das famílias das comunidades rurais beneficiadas. As estradas contempladas pelo projeto passarão por adequações que evitam erosões e manutenções veiculares frequentes, reduzem a poeira, dão mais agilidade e segurança ao trânsito rural. 
 
A forma correta de manejo da via, com a construção de bolsões e saídas d’água, proporciona o escoamento, armazenamento e a infiltração da água da chuva de maneira apropriada. Outra etapa do projeto Microbacias é a realização do Cadastro Ambiental Rural - CAR, com auxílio da Semat, visando regularizar ambientalmente as propriedades rurais.
 
O Programa Microbacias é um dos 23 compromissos firmados pelo prefeito Paulo Piau, em 2013, em seu plano de governo. O projeto foi implementado após estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontar a necessidade de Uberaba investir em meio ambiente e preservação. A primeira fase do programa foi realizada na Bacia do Córrego Mutum, com um projeto-piloto lançado em Dia de Campo. O programa é desenvolvido através de parceria das secretarias de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, e pelo Codau, em parceria com instituições de ensino da cidade.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar