WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/05/2015 - Atividade musical incentiva crianças na educação bucal

Projeto da Educação Bucal das crianças da rede municipal, desenvolvido em parceria com a Universidade de Uberaba – UNIUBE, na Escola Municipal Sítio do Pica Pau Amarelo, trouxe uma inovação ao incentivar os cuidados bucais por parte das crianças, por meio de atividade musical. A secretária de Educação, Silvana Elias, que acompanhou a atividade na escola, destaca a importância do projeto, tanto no que tange a questão odontológica, quanto no incentivo artístico que as crianças recebem. Ela lembra ainda que é na primeira infância que se forma os hábitos de higiene nas crianças.
 
“Um projeto desta magnitude deve servir de exemplo para o País. Tratar de educação bucal com as crianças não é uma atividade simples, e quando encontramos mecanismos que, não só auxiliam esta atividade, mas também incentiva temos que garantir a continuidade e também disseminar a todos os órgãos que permeiam a Educação. E a atividade se estende até para o banho, já que explicam para as crianças como tomar banho corretamente.”, destacou ela.
 
O projeto está sendo desenvolvido por alunos do 3º período do curso de Odontologia da Uniube, sendo que o aluno Rodolpho Camilo, é o responsável por compor as canções, cujo tema é a saúde bucal.  As músicas fazem a alegria dos pequenos, que cantam junto com Camilo. “Tentei colocar da forma mais fácil para a criança entender as músicas temas, uma por semana. As músicas falam de quando a criança tem que escovar, o que ela tem que comer e sobre a cárie. Eu fiquei muito feliz porque vi resultados”, descreve Camilo.
 
Segundo a professora orientadora Ana Maria Vogt, essa atividade faz parte do estágio obrigatório de atividades práticas na disciplina de odontologia e social I. “São diversas atividades, mas a música repercute muito. É a mais querida pelos alunos, mas cada modalidade tem a sua importância. A modalidade de desenho e pintura retrata muito a realidade da criança, por exemplo,” explica.
 
Para a diretora da E.M. Sitio do Pica Pau, Márcia Teixeira, as atividades são de suma importância para as crianças da escola. “A cada semana a expectativa das crianças é maior. Percebi que os pais também estão envolvidos com o projeto. A cobrança da criança com os pais em casa é grande. A importância de como escovar, que muitos deles não sabem, foi uma junção fabulosa”, declara.
 
As atividades aconteceram uma vez por semana com os alunos de 4 e 5 anos da instituição educacional, entre os meses de março e abril. A expectativa da secretária Silvana Elias é que o projeto, considerado piloto, seja ampliado dentro da própria escola e também estendido para toda a rede municipal. Para isso ela busca entendimentos junto a reitoria da Uniube. 
 
 
Estagiária de Jornalismo Camila Paiva
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar