WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/05/2015 - Projeto Cultura Empreendedora encerra com exposição de empresas simuladas

Chegou ao fim, nesta quinta-feira (30), a 2ª edição do Projeto Cultura Empreendedora em Uberaba. A ação é resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sebrae. Após uma semana de capacitação técnica pedagógica, os 25 professores da rede municipal participantes tiveram como desafio abrir empresas fictícias e comercializar produtos reais em uma feira montada dentro do Sebrae. Entre os produtos, havia paleta mexicana, doces e roupas.
 
A professora Meire Cruvinel da Silva, que trabalha na rede municipal há dois anos, conta como foi sua experiência. “É uma coisa diferente, com a qual não estamos habituados, mas o trabalho em equipe e o dinamismo nos ajuda muito. Com esta economia que estamos hoje, incentivar o empreendedorismo motiva os alunos a fazerem as coisas para eles mesmos. Muitos têm ideias ótimas e só precisam de um empurrãozinho para começar”, avalia.
 
A secretária municipal de Educação, Silvana Elias, coloca ainda que o projeto teve êxito em estimular a criatividade e o protagonismo juvenil. “A meu ver como educadora, empreender é protagonizar a própria história. E é isso que precisamos na educação – tornar os alunos mais responsáveis, mais comprometidos e atores principais de seu próprio crescimento. Essa é a função da educação”, afirma.
 
O trabalho do curso agora será estendido ao longo do ano, como aconteceu em 2014, com oficinas previstas na cartilha do Sebrae sobre o projeto e com visita a empresas de diversos setores em Uberaba. Os alunos passam por indústrias de transformação e empreendimentos menores, como padarias, para conhecer o processo de produção e as estruturas destas empresas. Ao todo, são 20 estabelecimentos parceiros neste trabalho. No final do ano, os alunos montam empresas simuladas que são apresentadas em feiras abertas à visitação da comunidade.
 
“O espírito empreendedor do brasileiro é muito forte, porém ele não é estimulado para que tenha sucesso com as micro e pequenas empresas, que morrem muito cedo. A grande maioria delas, por incapacidade gerencial. Começar desde cedo a ensinar para os alunos o que é o espírito empreendedor é o maior objetivo deste programa”, explica a gerente de projetos da Sedec, Anne da Nóbrega.
 
“O grande ganho do projeto é fazer com que esses alunos, hoje no ensino fundamental, possam se tornar empresários. E também empreender por oportunidade e não por uma questão de necessidade”, finaliza o analista regional do Sebrae, Marcius Mendes.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar