Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

26/04/2015 - Educação investe mais de 2 milhões em tecnologia para as escolas

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, tem investido em infraestrutura e equipamentos para o bom desenvolvimento de atividades tecnológicas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As escolas trabalham com laboratórios de informática, o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e com mesas pedagógicas.


De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luis Sérgio Carvalho, a secretaria está fazendo um investimento de 850 mil reais em infraestrutura, que melhorará o desenvolvimento de todas as atividades tecnológicas. “A rede sem fio que funciona hoje nas escolas não suporta o funcionamento de muitos computadores ligados ao mesmo tempo. Por conta disso, foi licitado o serviço de telefonia e melhoria da conexão com a internet das escolas que passará de 4mb para 100mb. Investimento que gira em torno de 1 milhão e 300 mil anuais”, aponta Sérgio.


A licitação foi vencida pela empresa Algar Telecom e a secretaria aguarda a assinatura do contrato para inicio do serviço. Sérgio aponta ainda que o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação – Detic da Educação está funcionado em novo espaço na Univerdecidade, com laboratórios de informática e salas apropriadas para o treinamento de professores. “Estamos planejando o desenvolvimento de cursos de capacitação dos coordenadores tecnológicos, para que eles possam estar preparados para dar o suporte nas escolas em tudo o que tange a tecnologia”, afirma Sérgio.


Atualmente a administração está com 13 mil netbooks educacionais do Prouca distribuídos, sendo que 12.500 foram adquiridos com investimento da prefeitura e 500 fazem parte da doação do Ministério da Educação e Cultura – MEC, para o projeto piloto. O investimento de cerca de 3 milhões e 500 reais feito pela prefeitura, e que começou a ser pago em 2013, não abarca o sistema operacional adquirido nesta gestão e que oferece aos alunos um conteúdo educativo para a utilização dos netbooks.


Conforme aponta Sérgia, os computadores ficam guardados nas escolas municipais, uma vez que a prática do aluno levar o computador para casa, ocorrida durante o ano de 2013, não deu muito certo, já que muitos equipamentos foram danificados ou perdidos. “Os computadores distribuídos em 30 escolas municipais foram entregues aos alunos sem esse sistema operacional o que dificultava muito o desenvolvimento de atividades por parte dos professores. Sem contar que muitos alunos ficavam em redes sociais durante a aula”, ressalta. 


As escolas contam ainda com a equipe do Detic para atuar sempre que os computadores apresentam problemas de operação ou são danificados. Atualmente, cerca de 500 computadores se encontram em concerto, danificados ou extraviados, afirma Sérgio.


A Prefeitura desenvolve trabalho com os laboratórios de informática em 31 Escolas do município. O Prouca acontece em 30 escolas municipais e as mesas pedagógicas estão instaladas em todas as escolas de ensino fundamental e em 21 Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub