WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

15/04/2015 - Prefeitura recebe Conferência Municipal Clima e Água

Evento integra o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas
 
A Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) realizou a abertura oficial da Conferência Municipal Clima e Água, na manhã desta terça-feira (14), no anfiteatro do Centro Administrativo. O encontro integra o XXXVIII Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH).


A conferência trata do tema Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas, com o objetivo de procurar medidas e propostas para o governo no sentido de responder à crise hídrica e escassez de água verificada no Estado de Minas Gerais.


A ideia é discutir a implementação das diretrizes de preservação da água, previstas no Pacto de Minas Pelas Águas, firmado no dia 23 de março.
“Queremos, entre outras coisas, propor decretos de lei em meio à crise de falta de água vivida pelo Brasil. Minas Gerais é um dos estados afetados e, por isso, precisamos melhorar a gestão de nossas bacias hidrográficas”, explica o presidente do CBH do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch. A bacia hidrográfica do Baixo Rio Grande engloba 19 municípios, incluindo Uberaba.


A primeira fase do evento é feita entre 8h e 17h de terça e quarta-feira (15). Neste encontro, a ideia é reunir empresas de Uberaba com representantes de autoridades como o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), os CBHs de Minas Gerais, o Codau (Central Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), a Secretaria de Meio Ambiente, a Superintendência Regional de Saúde, entre outras.


“Nestes dois dias, o objetivo é discutir a situação climática e hídrica do Estado, e promover um diálogo no sentido de propor a criação de políticas públicas para controlar a emissão de Gases com Efeito de Estufa, os GEEs, e conter as consequentes alterações climáticas, bem como a crise da água”, descreve o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Ricardo Lima.


A diretora-geral do Igam, Maria de Fátima Coelho, foi uma das autoridades presentes na abertura da conferência, representando o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques. De acordo com ela, Minas Gerais vive um período de escassez de água que pode durar dois anos.


“Só na região metropolitana de Belo Horizonte, temos três reservatórios com escassez hídrica. A situação é crítica, mas o Igam está monitorando e este evento é parte da busca pela solução”, afirma a diretora, que defende a educação ambiental como caminho para a preservação das nascentes e como forma de evitar o agravamento do problema. “É preciso que todos estejam conscientes da preciosidade do recurso hídrico", enfatiza.


A Conferência Municipal Clima e Água tem continuidade nos dias 19, 20 e 23 de maio e nos dias 1 e 2 de junho. Nessa segunda fase, serão desenvolvidos ciclos de palestras para aprofundar o debate sobre os temas de meio ambiente, alterações climáticas e crise de escassez de água.
Na última sexta-feira (10), foi validado o novo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Uberaba, que determina as atividades que podem ser realizadas na região.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar