WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

11/04/2015 - Arquivo Público conquista o acesso ao acervo do Gazeta primeiro jornal de Uberaba

A Prefeitura de Uberaba e o Arquivo Público assinaram na sexta-feira (10), um protocolo de intenções com o ex-prefeito de Uberaba, Arnaldo Rosa Prata que disponibilizou o acervo do Jornal Gazeta de Uberaba para ser digitalizado pelo Arquivo Público. O Gazeta foi o primeiro jornal a circular na cidade, datando o período de 1879 a 1915. Herança da família Rosa Prata, Arnaldo recebeu o acervo da avó, que o presenteou por ser a pessoa que mais se parecia com o avô e que daria a esse legado seu real valor.


Conforme destacou o prefeito Paulo Piau, conquistar o acervo é perpetuar a história da cidade e também a história do Brasil. “Uberaba é uma cidade pioneira. Com um acervo da época de 1879, temos todo o registro do que aconteceu na cidade no que tange a aspectos como a agricultura, pecuária, indústria, comércio, grandes eventos, enfim, Uberaba foi protagonista no desenvolvimento dessa região do Brasil Central. Resgatar esse acervo é um presente”, aponta.


Para o prefeito esse é um material de consulta para verificar na história quem contribuiu com a construção da cidade. “Não podemos deixar perder esses detalhes do passado, tanto o Gazeta de Uberaba, quanto o Lavoura e Comércio representam um legado da memória da construção da cidade, que agora poderemos perpetuar para sempre”, afirma Piau.


 A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik contou que o acesso a esse acervo tem sido negociado com Arnaldo desde 2013. “Essa é uma grande conquista não só para o Arquivo como também para a população de Uberaba que manterá protegida a memória da construção do seu passado. Estamos cumprindo com a missão do Arquivo Público que é de resgatar acervos documentais, principalmente nessa administração do prefeito Paulo Piau que tem valorizado a preservação da memória histórica do município e região”, destaca Zednik.  


O até então guardião do acervo, Arnaldo Rosa Prata ressaltou que a disponibilização dessa documentação irá trazer um retorno muito grande de conhecimento não só para a população de Uberaba e região como também para todas as pessoas que estudam a formação do Brasil Central.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar