WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

08/04/2015 - Arquivo Público vai digitalizar acervo do Gazeta de Uberaba

A Secretaria Municipal de Administração, por meio da Superintendência de Arquivo Público, dá mais um passo para a preservação da história uberabense. Desta vez  Arquivo Público irá digitalizar todo o acervo do jornal Gazeta de Uberaba, expedido entre 1879 e 1915 na cidade.


“Esse jornal registrou fatos econômicos, políticos, sociais e culturais de Uberaba e região com uma tendência liberal. O Gazeta de Uberaba foi o primeiro jornal diário da cidade e travou vários embates políticos com os jornais mais conservadores da época. Quem faz pesquisa poderá ver essas duas tendências, abrindo um grande universo de ideologias, que irá contribuir para seus materiais”, explica a superintendente do Arquivo Público Municipal, Marta Zednik Casanova.


O acervo do Gazeta de Uberaba será emprestado ao Arquivo pelo seu atual detentor, o ex-prefeito da cidade, Arnaldo Rosa Prata. Um dos donos do jornal, Tobias Rosa, era tio de Arnaldo. A carta de intenções para o empréstimo será assinada nesta sexta-feira (10), no Gabinete do prefeito Paulo Piau.


A superintendente ressalta que o resgate de arquivos documentais é uma das missões do Arquivo Público. As digitalizações fazem parte do Projeto Hemeroteca Digital, desenvolvido pelo Arquivo Público desde o ano passado em parceria com o Arquivo Público Mineiro. A iniciativa tem por objetivo digitalizar o acervo do Arquivo Público e conta com 12 estagiários da Fapemig, coordenados por um historiador.


Até o momento, os periódicos locais Correio Católico, Jornal da Manhã e Jornal Cidade Livre já estão digitalizados, embora ainda não estejam disponíveis para o acesso do público. Também passará pelo processo revistas e documentos em geral. O jornal Lavoura e Comércio, cujo acervo completo foi adquirido pela instituição, está em fase final de digitalização, restando, da história uberabense, apenas o Gazeta de Uberaba e o jornal O Triângulo para digitalização.


Modernização – A Superintendência de Arquivo Público pretende disponibilizar todo o conteúdo digitalizado em um site próprio, em desenvolvimento pela Codiub. Com esta conquista, a superintendente do órgão, Marta Zednik, ressalta que o Arquivo Público atingirá padrões de referência nacional, como o do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que já disponibiliza todo o seu acervo no meio virtual.


Gazeta de Uberaba – Jornal Gazeta de Uberaba é o quarto periódico criado na cidade, tendo sido distribuído pela primeira vez em 1875, sob a direção e redação de José Alexandre de Paiva Teixeira. Na primeira etapa de sua existência, foi publicado até fevereiro de 1876. Após este período sem edição, em 27 de abril de 1879, o mesmo jornal foi recriado por João Caetano e Tobias Rosa. O A Gazeta de Uberaba era um periódico semanal, que após 30 de Novembro de 1894 passou a circular seis vezes por mês. Em 1º de Janeiro de 1903, tornou-se de circulação diária, sendo o primeiro jornal diário que Uberaba teve. Com a morte do Coronel Tobias Antônio Rosa, em 1917, o jornal foi extinto.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar