WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/04/2015 - Conferência Municipal de Educação reuniu mais de 250 pessoas para criação do Plano Decenal da Educação

A Conferência Municipal de Educação sobre o Plano Decenal Municipal de Educação de Uberaba (PDME) reuniu mais de 250 pessoas durante toda a terça-feira (31). Estiveram presentes, a Secretária de Educação, Silvana Elias, Secretário Adjunto Eduardo Callegari, a primeira Dama do município Heloisa Piau, Superintendente de Ensino Marilda Ribeiro, os vereadores Kaká Se liga e Marcelo Borjão, a Presidente do Conselho e Diretora de Gestão Educacional, Eliana Correa, a consultora em Educação Maria de Lourdes Prais.


O evento contou também com a presença de um representante de cada segmento da Educação: Municipal, Estadual, Particular, Superior Publico e Privado, Educação Especial, Tecnológica, Sistemas de Bibliotecas, representantes dos Sindicatos SINDEMU (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba) e SIMPRO (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais).


Estiveram presentes 128 delegados divididos em 12 câmaras por cada segmento da Educação. Eles foram os responsáveis por votarem as 18 metas e 218 estratégias, que vão compor o Plano Decenal Municipal de Educação de Uberaba.


Entre as metas, algumas merecem destaque como a meta que propõe a ampliação da oferta de Educação Infantil em creches, assim atendendo 100% as crianças de 0 a 3 anos; alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; Ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral para 100% dos estudantes da Educação Básica da Rede Pública; unificar e garantir o acesso à educação básica para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e atendimento Educacional Especializado com garantia do Sistema Educacional Inclusivo.


Segundo a Secretária de Educação, professora Silvana Elias, não podemos construir a Educação de forma improvisada, “O Plano Decenal é uma cocha tecida a várias mãos que dão diretrizes, e este documento é para manuseio, não é para ser guardado”, afirma.


A Superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro expressa à importância do evento e manifesta sua parceria, “a Educação tem que ser construída a várias mãos, essa conferencia é um marco na história de Uberaba. Nós, da  Superintendência vamos trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em busca de mais qualidade para a Educação”.


Segundo a primeira dama Heloísa Piau, o futuro de nossa cidade passa pela educação que oferecemos. “A Educação é prioridade do Governo Paulo Piau. Avançamos muito nos últimos 2 anos, mais queremos mais, mais escolas, mais qualidade, melhor remuneração”, enfatiza Heloísa Piau.
Ao final da conferência, cerca de 40 metas foram acrescidas e ou modificadas das propostas originais. O próximo passo será organizar o texto base para criação do projeto a ser encaminhado a Câmara Municipal para aprovação.


Silvana Elias finalizou destacando que democratizar a gestão educacional é possível. “Tivemos aqui a demonstração da participação responsável dos delegados que participaram efetivamente das 10 horas de trabalho para termos como produto final o resultado de um trabalho construído por várias mãos e cabeças de forma democrática”, aponta a secretária que enfatizou a importância do trabalho contar com representantes da educação infantil, da educação especial, do ensino superior, da educação de jovens e adultos e do ensino fundamental e médio. 
 
Estagiária de Jornalismo Camilla Paiva
Comunicação PMU/Semec

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar