WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

20/03/2015 - Plantio de dois Ipês simboliza lançamento do Projeto de Arborização da Semat

A Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado na promoção da arborização urbana, e nesta semana, lançou oficialmente um projeto que prevê o plantio de árvores em toda a cidade. O lançamento oficial do projeto, realizado no bairro Jardim Maracanã, reuniu aproximadamente 60 moradores do bairro que acompanharam o plantio de dois Ipês para simbolizar o início do projeto que contemplará todos os bairros da cidade.

“Foi mostrado à população como deve ser feito o plantio de forma correta, com a utilização de uma técnica que garante a umidade da planta no maior tempo possível. Dessa forma, a planta consegue ultrapassar os períodos secos”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima. Conforme levantamento feito pela Semat, está previsto inicialmente o plantio de 1.115 mudas no bairro, porém, conforme o andamento do projeto, os moradores que apontarem interesse de ter uma muda na porta de suas casas poderão fazer esse pedido, o que poderá aumentar o número final de mudas plantadas.

O Projeto de Arborização Urbana da secretaria teve início no Beija-flor onde foi criado um pomar no Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Francisca Valias Venceslau. Ao todo foram plantadas 15 árvores frutíferas entre elas amora, romã, pitanga, goiaba, dentre outras. O próximo passo da secretaria será iniciar os trabalhos no Residencial 2000 e depois nos bairros Anatê e Elza Amuí. A intenção do projeto é realizar o plantio nas calçadas das residências, além de plantar árvores nos bairros da cidade, nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis.

Também está prevista a urbanização de toda a região que vai do bairro Tutunas ao bairro Boa Vista. Essa parte do projeto deve ter início no final de setembro, após a estação seca. “Esperamos concluir até o final do ano o plantio em boa parte da cidade. No próximo ano vamos partir para a parte central da cidade, quando devemos concluir a repaginação paisagística e urbanística da imagem urbana que está sendo feita no local”, afirma Lima.

Outra frente de trabalho que está sendo reforçada na Semat é a educação ambiental voltada principalmente para as pessoas aprenderem a valorizar a árvore na porta de casa. Conforme justifica o secretário, a arborização traz inúmeros benefícios para uma cidade, dentre elas está a redução da poluição, uma vez que a árvore faz a troca dos gazes que purifica o cenário urbano.

O projeto de arborização faz parte dos projetos prioritários da atual gestão em consonância com o Programa Cidade Verde da Fundação Getúlio Vargas. A secretaria contou com o apoio das empresas Bravo Serviços Logísticos e Engisa Engenharia e Construções Ltda. responsáveis pela aquisição das mudas e disponibilização da mão de obra. Além do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que contribuiu com o projeto doando 130 mudas de Oiti (Licania tomentosa).
 
Jorn. Natália Melo - Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar